Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/557
Título: Realidade Aumentada:Recurso multimidiático e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem
Autor(es): Silva, Allessio da
Palavras-chave: Realidade Aumentada
Física
Tecnologia na educação
Data do documento: 25-Out-2012
Resumo: Com a crescente evolução tecnológica, o computador se tornou uma ferramenta bastante expressiva no contexto social, inclusive no ambiente escolar, aonde tem proporcionado importantes resultados ao processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é imprescindível a constante atualização de tecnologias que aprimorarem esse processo oportunizando maior realismo e motivação, para o alunado, a partir de interações tangíveis. A tecnologia de Realidade Aumentada destaca-se, nesse contexto, na medida em que potencializa o ambiente real do usuário, misturando-o com objetos virtuais tridimensionais estáticos e animados, que podem ser manipulados a partir de um marcador apresentado na frente do webcam de um computador. É importante a atenção para essa nova tendência, pois a educação e a sala de aula podem se moldar em um espaço bastante diversificado e atrativo para o alunado, principalmente ao abordar conteúdos de Física, que atualmente tem apontado como “disciplina repúdio”. Dessa forma, o presente trabalho visa abordar as potencialidades dessa emergente tecnologia na educação descrevendo suas características e peculiaridades que podem trazer resultados significantes ao aprendizado dos alunos, inclusive dos conceitos físicos. Para obtenção de dados para análise, foi realizado por estudantes de pós-graduação da UEPB, uma avaliação do software SimulAR, o qual foi desenvolvido por alunos do curso de Computação da própria instituição.
Descrição: SILVA, A. da Realidade Aumentada: Recurso multimidiático e sua contribuição no processo de ensino aprendizagem. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/557
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allessio da Silva.pdfAllessio da Silva1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.