Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRomão, Otaciana da Silva-
dc.date.accessioned2014-10-14T11:14:43Z-
dc.date.available2014-10-14T11:14:43Z-
dc.date.issued2014-10-14-
dc.identifier.issnCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5573-
dc.descriptionROMÃO, Otaciana da Silva. A Educação do campo e as práticas pedagógicas nas escolas do Assentamento São Francisco III - Solânea/PB. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo a análise das práticas pedagógicas direcionadas às escolas do campo, visando verificar se as mesmas correspondem à realidade histórica e pedagógica das comunidades do assentamento de reforma agrária São Francisco III, no município de Solânea/PB, vindo a confirmar se a relação recíproca entre sujeito do campo e as práticas pedagógicas atendem às necessidades do cotidiano para a vida no campo. Sob uma análise qualitativa e tendo como referência as bases legais que estruturam a política para a educação do campo bem como a sua inserção na agenda política educacional, tem-se o propósito de apresentar alguns resultados. Através de uma análise didática e metodológica, verificou-se que as práticas desenvolvidas nas escolas que, mesmo externas ao assentamento, atendem aos alunos daquela localidade, distanciam-se em alguns pontos de tudo o que é proposto pelas políticas públicas da educação do campo. No entanto, verifica-se um grande esforço por parte dos educadores no que diz respeito aos incentivos e melhorias nas condições didáticas e metodológicas das suas práticas pedagógicas. Deparamo-nos com escolas cuja infraestrutura é precária, sem acesso à biblioteca, utilização restrita ao meio tecnológico e material didático deficiente, caracterizando assim, fatores que interferem diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, conclui-se que, mesmo diante de tantas dificuldades, os professores estão constantemente buscando práticas educativas inovadoras, direcionando-as à realidade do assentamento e ao cotidiano dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Leandro Paiva do Monte Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEscolas no campopt_BR
dc.titleA Educação do campo e as práticas pedagógicas nas escolas do Assentamento São Francisco III - Solânea/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Otaciana da Silva Romão.pdfPDF - Otaciana da Silva Romão2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.