Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Gilvaneide Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-14T11:20:17Z | - |
dc.date.available | 2014-10-14T11:20:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-14 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.981 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5576 | - |
dc.description | LIMA, Gilvaneide Costa de. A Lei 10.639 e sua prática na Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Firmo Santino da Silva. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia trata da Lei 10.639/03 e sua prática na Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Firmo Santino da Silva. A Lei Federal obriga a inserção dos estudos de história e cultura afro-brasileira e sua aplicabilidade no âmbito do currículo escolar. Essa medida tem como ponto fundamental valorizar a cultura negra e sua contribuição ao Brasil nas diversas áreas: social, econômica e política brasileira. O trabalho busca destacar de que forma a aplicabilidade da Lei ocorre na referida Escola Municipal em Alagoa Grande e quais medidas afirmativas e inclusivas foram tomadas ao longo dos dez anos da lei, principalmente na área das questões etnorraciais, reafirmando a valorização da cultura negra, o respeito a diversidade, por meio da educação que funciona como um instrumento relevante para a promoção da cidadania e o estudo das contribuições das diferentes culturas e etnia para a formação do povo brasileiro. A educação inclusiva visa a criar igual oportunidade de sucesso escolar para todos os alunos, independente de seu grupo étnico racial e social e, nesse sentido, a implementação da Lei 10.639/03 consiste em uma oportunidade de diálogo e de promover a igualdade, assim como a possibilidade de adotar uma valorização de culturas historicamente marginalizadas, como a africana e a afro-brasileira. Esta pesquisa tem como objetivo geral de pensar em conjunto com a comunidade escolar sobre uma proposta pedagógica que possa atender as necessidades étnico-raciais dentro das práticas cotidianas segundo a Lei 10.639/03. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosilda Alves Bezerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Cultura Africana | pt_BR |
dc.subject | Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
dc.title | A Lei 10.639/03 e sua prática na Escola Municipal de Ensino Infantil Firmo Santino da Silva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gilvaneide Costa de Lima.pdf | PDF - Gilvaneide Costa de Lima | 861.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.