Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5579
Título: Educação e valorização do trabalho agropecuário: uma pesquisa-ação com os estudantes da EEEFM José Rocha Sobrinho em Bananeiras-PB
Autor(es): Silva, Ana Cláudia Ribeiro da
Palavras-chave: Educação
Agropecuária
Homem do campo
Data do documento: 14-Out-2014
Resumo: Para boa parte da população brasileira ainda persiste a opinião de que viver e desenvolver atividades produtivas no campo está relacionado ao atraso e que residir e trabalhar em grandes cidades estão relacionados ao progresso, modernidade e evolução (MENEZES, 2008). Muitas vezes, o pequeno agricultor é taxado com um tom pejorativo que contribui para um status inferior desvalorizando assim o homem do campo. Para tentar mudar esta realidade, a presente pesquisa tem como objetivo valorizar a importância das atividades agropecuárias realizadas em algumas comunidades rurais do município de Bananeiras – PB, bem como o homem do campo, através da pesquisa-ação realizada pelos alunos da EEEFM José Rocha Sobrinho. A pesquisa foi elaborada a partir de uma análise qualitativa e quantitativa, oriunda de uma pesquisa-ação realizada pelos alunos do 3º Ano, turno tarde, da escola citada, localizada no município de Bananeiras, na microrregião do Brejo paraibano. Para tal, todo o trabalho foi idealizado no projeto “A agropecuária através do ensino de Geografia”, para desenvolver a capacidade criativa dos discentes, com uma pesquisa-ação em algumas comunidades rurais do município, no sentido de reforçar a valorização do homem do campo e combater alguns estereótipos que são associados a alguns alunos de origem rural da própria escola. Desta forma, com a aplicação de questionários, os alunos puderam identificar as principais características da zona rural do município de Bananeiras, em especial, um pouco da pecuária, os tipos de lavouras que são plantadas, algumas dificuldades vivenciadas pelo homem do campo e um pouco de sua vivência nessas comunidades. Os resultados coletados indicam que os participantes conseguiram se identificar com o tema abordado durante o projeto e que passaram a valorizar mais as atividades realizadas na zona rural e o homem do campo. Além de terem desenvolvido a criatividade, ao longo do desenvolvimento do projeto e a união com os colegas, que foi demonstrado a partir dos depoimentos realizados pelos próprios discentes durante a culminância. Dessa forma, conclui-se que os alunos demonstraram muita segurança sobre as informações que tinham coletado durante a pesquisa, contribuindo assim para o enriquecimento científico dos mesmos.
Descrição: SILVA, Ana Cláudia Ribeiro da. Educação e valorização do trabalho agropecuário: uma pesquisa-ação com os estudantes da EEEFM José Rocha Sobrinho em Bananeiras-PB. 2014. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5579
ISSN: CDD 370.1
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia Ribeiro da Silva.pdfPDF - Ana Cláudia Ribeiro da Silva2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.