Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5580
Título: Identidade quilombola: uma socialização de experiências vivenciadas por uma moradora da comunidade quilombola de Alagoa Grande - PB
Autor(es): Santana, Lúcia de Fátima
Palavras-chave: Identidade Quilombola
Caiana dos Crioulos
Memória
Experiência de Vida
Data do documento: 14-Out-2014
Resumo: Caiana dos Crioulos é uma comunidade quilombola remanescente localizada na zona rural do município de Alagoa Grande – PB. É uma comunidade culturalmente rica, onde esta riqueza destaca-se no fazer e no saber dos(as) moradores(as). O presente estudo objetivou compreender, através de relatos orais de uma moradora da comunidade suas experiências vivenciadas enquanto cidadã quilombola. A importância de suas experiências em seu cotidiano e sua história de vida vão mostrar o resgate de preservar sua identidade quilombola. Do ponto de vista metodológico, o estudo esteve alicerçado, principalmente nas técnicas da “História Oral” através de entrevistas com uma moradora da localidade mostrando a socialização de experiências vivenciadas por ela. Essas experiências de vida foram transformadas em literatura de cordel que serão trabalhadas em sala de aula, incentivando a leitura e o conhecimento local. Desse modo, os alunos da escola da localidade poderão fortalecer suas identidades étnico-raciais por meio do estudo da literatura de cordel. Além disso, desenvolverão sua habilidade para leitura e valorizarão suas identidades quilombolas.
Descrição: SANTANA, Lúcia de Fátima. Identidade quilombola: uma socialização de experiências vivenciadas por uma moradora da comunidade quilombola de Alagoa Grande-PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5580
ISSN: CDD 981.33
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lúcia de Fátima Santana.pdfPDF - Lúcia de Fátima Santana1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.