Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5584
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Angelo, Monique Viana de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-14T12:01:17Z | - |
dc.date.available | 2014-10-14T12:01:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-14 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.652 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5584 | - |
dc.description | ANGELO, Monique Viana de Oliveira. A língua inglesa no ensino médio: focalizando a leitura e suas estratégias como ferramenta da aprendizagem. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aprender e ensinar leitura na escola, mais precisamente em Língua Inglesa, tem sido preocupação de muitos pesquisadores, pois os alunos não se sentem motivados e acham o aprendizado de LI desnecessário, além de os professores não contemplarem o ensino de leitura e compreensão de texto, focando a utilização de estratégias leitoras que facilitam a aprendizagem. O que se evidencia também é que os alunos estão habituados com uma metodologia que colabora para que fiquem presos a práticas tradutoras que impedem a reflexão crítica e não ampliam a bagagem linguística e cultural dos aprendizes. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da leitura nas aulas de língua inglesa, priorizando o conhecimento prévio dos alunos e focalizando as estratégias leitoras como ferramenta da aprendizagem. Esta pesquisa é de natureza descritiva/ observacional de base qualitativa, à luz de Brown (2001), Coracini (2005),Kleiman (2007), Kato (1995), Piva (2011), Zilberman (1993) entre outros. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa e teve como campo de estudo uma escola pública estadual da cidade de Itapororoca/PB. Os dados da pesquisa foram obtidos através de questionários respondidos por professores e alunos da referida escola. As informações obtidas foram analisadas e interpretadas à luz dos teóricos acima citados.Os dados levantados evidenciaram que existe, tanto por parte do aluno quanto por parte das professoras, consciência da importância da leitura em língua inglesa e de seus benefícios, embora algumas crenças ainda permaneçam, fazendo com que professores e alunos criem bloqueios em relação ao trabalho com essa habilidade.Percebeu-se que asprofessoras encontram-se ainda desvinculadas das teorias sobre o ensino de leitura em língua inglesa sugeridas pelos PCNs.Os resultados alcançados ao fim do trabalho revelam que as aulas de LI onde a leitura é o foco, podem serprodutivas se os professores sistematizarem seu trabalho em relação a essa habilidade e de forma que a leitura tenha um embasamento teórico consistente.Concluímos evidenciando que é possível desenvolver um ensino de LI que seja significativo e prazeroso tanto para os alunos como para os professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Vagda G. Gonçalves Rocha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.title | A língua inglesa no ensino médio: focalizando a leitura e suas estratégias como ferramenta da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Monique Viana de Oliveira Angelo.pdf | PDF - Monique Viana de Oliveira Angelo | 727.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.