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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Putifar Imperiano da-
dc.date.accessioned2014-10-14T12:09:31Z-
dc.date.available2014-10-14T12:09:31Z-
dc.date.issued2014-10-14-
dc.identifier.issnCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5586-
dc.descriptionSILVA, Putifar Imperiano da. A Educação do campo nas escolas públicas do município de Solânea-PB. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA Educação do Campo trata-se de uma modalidade de ensino vinculada à Educação Básica. É caracterizada pela sua especificidade quanto a oferta de ensino público, gratuito e de qualidade às populações campesinas. O presente estudo tem como objetivo investigar a prática educativa dos professores nas escolas públicas do campo do município de Solânea-PB. Durante a realização da pesquisa de campo foi empregada uma amostra de 20 (vinte) professores, a partir do universo de 80 (oitenta) docentes que atuam nas escolas do campo. Para tanto, foram aplicados junto aos professores, questionários com 14 (quatorze) questões em relação ao objeto de estudo. A partir da análise dos resultados constatou-se avanços significativos nas respostas dos entrevistados em relação às seguintes categorias: Tempo em que eles ensinam no município; Grau de formação do professor da escola do campo; Conhecimento do professor em torno dos conceitos e diretrizes da Educação do Campo; Concepção do professor sobre currículo; Currículo empregado nas escolas do campo e da cidade; Principais materiais utilizados no ensino; Se o currículo da escola do campo deve ser o mesmo utilizado pela escola urbana; Conhecimento referente ao Decreto nº 7.352/2010 que versa sobre a Educação do Campo; Visão do professor sobre a melhoria da prática educativa após as Diretrizes Curriculares para a Educação do Campo; Metodologia mais empregada pelos professores na prática pedagógica da escola do campo; Se a LDB nº 9.394/96 permite que a escola do campo utilize calendário escolar específico e; Se o professor foi capacitado sobre as Diretrizes para as escolas do campo. Entretanto, é preciso um olhar crítico sobre a qualidade desses avanços e suas contribuições para a melhoria da prática pedagógica nas escolas do campo. Por outro lado, os professores se posicionaram de forma preocupante em torno das seguintes questões: Se o professormora no campo ou na cidade; Se o professor da escola do campo articula o conteúdo com a realidade do aluno e; Se o professor é contemplado com formação continuada sobre o tema educação do campo. Em síntese, há a necessidade de implementação, por parte do sistema de ensino, de um Plano Municipal que contemple um conjunto de ações voltadas para a formação continuada e a oferta das condições básicas para a realização da prática pedagógica dos professores e, consequentemente, a melhoria da aprendizagem do aluno, de acordo com a sua realidade campesina.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Leandro Paiva do Monte Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEscola do Campopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleA Educação do campo nas escolas públicas do município de Solânea-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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