Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/559
Título: Computação ubíqua como suporte ao letramento digital
Autor(es): Andrade, Rony Marcolino de
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Letramento Digital
Computação ubíqua
Data do documento: 25-Out-2012
Resumo: O aprimoramento tecnológico das redes sem fio em conjunto com a melhoria nos dispositivos móveis permite que surjam diversas possibilidades de uso dessas tecnologias. A computação ubíqua propõe a mudança de paradigma, no qual as estações de trabalho deixariam de ser fixas e passariam a conciliar mobilidade com funcionalidade. As possibilidades que emergem desse paradigma precisam ser interpretadas e conectadas ao contexto educacional. O letramento digital pressupõe a apropriação das tecnologias com o objetivo de utilizá-las no desenvolvimento de práticas sociais nos meios digitais. Com base nas possibilidades educacionais da computação ubíqua, este trabalho compõe-se de um delineamento bibliográfico sobre as potencialidades da computação ubíqua como recurso no contexto educacional através de uma caracterização do letramento digital e da discussão acerca das potencialidades e recursos para uso dela no cenário educacional, juntamente com uma apresentação das possibilidades de utilização dos smartphone como plataforma para aplicação parcial da computação ubíqua na atualidade.
Descrição: ANDRADE, R. M. de. Computação ubíqua como suporte ao letramento digital. 2010. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/559
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rony Marcolino de Andrade.pdfRony Marcolino de Andrade639.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.