Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/559
Título: | Computação ubíqua como suporte ao letramento digital |
Autor(es): | Andrade, Rony Marcolino de |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Letramento Digital Computação ubíqua |
Data do documento: | 25-Out-2012 |
Resumo: | O aprimoramento tecnológico das redes sem fio em conjunto com a melhoria nos dispositivos móveis permite que surjam diversas possibilidades de uso dessas tecnologias. A computação ubíqua propõe a mudança de paradigma, no qual as estações de trabalho deixariam de ser fixas e passariam a conciliar mobilidade com funcionalidade. As possibilidades que emergem desse paradigma precisam ser interpretadas e conectadas ao contexto educacional. O letramento digital pressupõe a apropriação das tecnologias com o objetivo de utilizá-las no desenvolvimento de práticas sociais nos meios digitais. Com base nas possibilidades educacionais da computação ubíqua, este trabalho compõe-se de um delineamento bibliográfico sobre as potencialidades da computação ubíqua como recurso no contexto educacional através de uma caracterização do letramento digital e da discussão acerca das potencialidades e recursos para uso dela no cenário educacional, juntamente com uma apresentação das possibilidades de utilização dos smartphone como plataforma para aplicação parcial da computação ubíqua na atualidade. |
Descrição: | ANDRADE, R. M. de. Computação ubíqua como suporte ao letramento digital. 2010. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/559 |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rony Marcolino de Andrade.pdf | Rony Marcolino de Andrade | 639.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.