Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5597
Título: Análise da importãncia e destinação de resíduos sólidos em uma comunidade escolar no município de Queimadas-PB
Autor(es): Dantas, Silvana de Souza
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Educação
Coleta seletiva
Data do documento: 14-Out-2014
Resumo: Um dos problemas que afetam a humanidade é a produção de lixo, e entre os diversos impactos em relação ao meio ambiente está o desperdício e a produção excessiva dos resíduos sólidos. Com a proibição dos lixões, todos os municípios terão que conscientizar a população da importância de separar o lixo, além do reaproveitamento e reciclagem, de forma que diminua a concentração de lixo nos aterros sanitários. O presente trabalho teve como objetivo investigar o conhecimento e comportamento dos que fazem parte da Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Ernesto do Rêgo, na cidade de Queimadas/PB, referente aos resíduos sólidos, além de verificar o acondicionamento e o destino dos resíduos sólidos entre os participantes da comunidade escolar e propor estratégias de sensibilização viáveis para amenizar a problemática dos resíduos sólidos. O trabalho representou uma abordagem descritivo-qualitativa e os dados foram coletados através de entrevista, questionário misto e observação participante. A análise dos dados ocorreu a partir da estatística descritiva. Através da pesquisa realizada constatou-se a falta de preocupação dos entrevistados em conhecer a temática em questão, uma vez que não utilizam de forma correta os coletores seletivos no ambiente escolar, tampouco se preocupam com a destinação final do lixo produzido. Para o sucesso de um programa de coleta seletiva, será necessário a mobilização da população, através do ambiente escolar que vise a sensibilização e conscientização, além da formação continuada dos professores, pois há uma dificuldade em trabalhar e conhecer melhor esta temática para inseri-la nos seus currículos.Em virtude disso, surge como importante instrumento de mudanças a Educação Ambiental, visando a construção e reconstrução de conhecimentos voltados aos diversos segmentos da sociedade.
Descrição: DANTAS, Silvana de Souza. Análise da importância e destinação ds resíduos sólidos em uma comunidade escolar no município de Queimadas-PB. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5597
ISSN: CDD 363.728 5
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana de Souza Dantas.pdfPDF - Silvana de Souza Dantas936.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.