Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Severino Martins de-
dc.date.accessioned2014-10-15T16:52:01Z-
dc.date.available2014-10-15T16:52:01Z-
dc.date.issued2014-10-15-
dc.identifier.issnCDD 371.102 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5606-
dc.descriptionMORAIS, Severino Martins de. Quais as relações estabelecidas na construção da imagem do aluno na visão do professor?. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO ensino médio é uma etapa essencial para o desenvolvimento dos adolescentes, por isso é considerada uma fase de grande relevância em sua vida. Nesta fase, muitos fatores influenciam as relações entre os alunos e os professores no cotidiano da sala de aula. A imagem sobre o papel do educador e do educando torna-se uma orientação primordial para o trabalho desenvolvido na sala de aula. Juntos professores e alunos ensinam e aprendem simultaneamente, conhecem o mundo em que vivem criticamente e constroem relações de respeito mútuo, de justiça, construindo um clima real de disciplina por relações dialógicas tornando a sala de aula um ambiente interessante e proveitoso para os envolvidos. As relações entre professor e aluno em sala de aula devem estar vinculadas à afetividade, à alegria, ao respeito e, sobretudo ao diálogo, bem como a reciprocidade ente o professor e o aluno contribuindo assim para um trabalho construtivo no processo ensino-aprendizagem. Desde o nascimento os jovens estão inseridos num contexto social e neste participa ativamente, apresentando uma capacidade de percepção e compreensão que precisam ser utilizadas e valorizadas nas instituições de ensino e mais precisamente pelos professores. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar e investigar quais são as relações estabelecidas na construção da imagem do aluno na visão do professor, bem como discutir a importância dessa relação na ótica do educador sobre o educando. Deve verificar as práticas de convivência em sala de aula e observar se a relação afetiva entre aluno e professor é constante. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa descritiva, qualitativa e também analítica e foi realizado em uma instituição pública do município de Alagoa Nova – Paraíba, na Escola Monsenhor José Borges de Carvalho, no período de Janeiro a Maio do ano de 2014 no turno tarde. Na análise dos dados comprovamos que bons relacionamentos entre professores e alunos são essenciais em sala de aula no exercício do trabalho docente. Para tanto, as técnicas de coleta de dados utilizados foram feitos através de questionário.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Antônio de Brito Freirept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRelação Professor-alunopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleQuais as relações estabelecidas na construção da imagem do aluno na visão do professor?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Martins de Morais.pdfPDF - Severino Martins de Morais945.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.