Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5607
Título: Limites e desafios para a educação de jovens e adultos no Brasil: o estudo de caso da Escola Francisco Ernesto do Rêgo - Queimadas - PB
Autor(es): Araújo, Vitória Simone Azevêdo de
Palavras-chave: Educação
Jovens e Adultos (EJA)
Evasão
Data do documento: 15-Out-2014
Resumo: Há muitos anos que a educação do Brasil vem sendo questionada por vários pesquisadores, em decorrência de políticas públicas que não são eficazes o suficiente para que ocorram melhorias na modificação desse quadro. Sendo assim, o insucesso escolar atinge todas as categorias sociais, embora os jovens oriundos de meios desfavorecidos sofram as consequências de uma maneira especial, uma vez que são múltiplas as suas formas sucessivas de repetências, abandono durante os estudos, assim como escolhas de cursos que não oferecem reais perspectivas em decorrência do tempo dedicado as atividades de trabalho. Logo, quando se observa o caso dos alunos de idade superior, normalmente a realidade ainda mostra que muitos deles que frequentam a escola são trabalhadores, casados, e, com filho, dificultando a conclusão dos seus estudos. Diante do contexto, o objetivo geral deste trabalho descritivo é identificar os fatores sociais e econômicos responsáveis pelo abandono da escola de Jovens e Adultos (EJA) do turno da noite, como também analisar o perfil desses mesmos alunos que frequentam a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo, localizada em Queimadas, no estado da Paraíba, para que seja verificado os principais motivos que geram a evasão deles. Quanto aos aspectos metodológicos a pesquisa foi de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa, através de aplicação de questionário semi estruturado com os alunos da referida escola. Os resultados mostraram que a maior parte dos alunos pesquisados optou pela EJA devido ao fato de ter que conciliar o trabalho com os estudos, sendo que, muitos deles, tiverem que abandonar a escola por esse mesmo motivo, tendo que interromper seus estudos algumas vezes. Daí, cabe ao estado e as escolas a criação de novas políticas educacionais que foquem nos alunos e, também, nos professores que são peças importantes do processo.
Descrição: ARAÚJO, Vitória Simone Azevêdo de. Limites e desafios para a educação de jovens e adultos no Brasil: o estudo de caso da Escola Francisco Ernesto do Rêgo - Queimadas - PB. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5607
ISSN: CDD 374.01
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vitória Simone Azevêdo de Araújo.pdfPDF - Vitória Simone Azevêdo de Araújo906.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.