Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5609
Título: O uso de tecnologias no ensino de astronomia na educação básica
Autor(es): Genuino, Luiz Carlos Carneiro
Palavras-chave: Astronomia
Tecnologia na Educação
Ensino
Aprendizagem
Data do documento: 15-Out-2014
Resumo: Este trabalho registra e analisa os processos de ensino e aprendizagem decorrentes de sete aulas de Astronomia em que foram realizadas com utilização de tecnologias digitais e manuais como apoio didático, numa turma do 1o ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Montadas-PB. Para tanto, recorre-se a procedimentos quanti/qualitativos, conforme os procedimentos da pesquisa-ação, segundo os quais foram aplicados questionários antes e após as aulas no intuito de identificar os conhecimentos prévios dos educandos acerca dos assuntos a serem estudados, orientar o planejamento e identificar as aprendizagens subsequentes. As aulas aconteceram no período de oito a trinta de julho, no turno noturno. Dentre as tecnologias utilizadas, destacam-se a apresentação e análise de vídeos; pesquisas através da internet; simulações do cosmos através software Stellarium para compreensão dos fenômenos astronômicos mais complexos; oficinas para montagem e utilização de equipamentos. Como referencial teórico recorre-se a livros, artigos, teses e dissertações de autores como COX (2008, p.24), BRETONES (2006, p. 15), MARINHO (2010, p. 197), SETZER (1998), (MEDEIROS; MEDEIROS, 2002, p. 78), GIORDAN (2005), (SILVA, 2005, p. 63) e outros, cujos estudos abordam fundamentos teórico-metodológicos acerca da inserção das tecnologias no ensino de Astronomia, que possibilitem aprendizagens mais significativas e de melhor qualidade. Da experiência realizada com os alunos destacam-se os seguintes acontecimentos e resultados: evoluções no manuseio dos computadores e do Software Stellarium; aumento de trabalhos coletivos; maior entusiasmo; recorrência às atividades avaliativas durante todo o processo, que possibilitaram identificar os conhecimentos prévios, as dificuldades, os avanços e as aprendizagens tanto dos alunos quanto do professor mediador. Conclui-se que a utilização das tecnologias no ensino de Astronomia é viável, tanto no aprender quanto no ensinar, na busca de conhecimentos mais significativos.
Descrição: GENUINO, Luiz Carlos Carneiro. O uso de tecnologias no ensino de astronomia na educação básica. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5609
ISSN: CDD 520
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Calos Carneiro Genuino.pdfPDF - Luiz Carlos Carneiro Genuino1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.