Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5611
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Renata Ranielly Cabral da | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-15T17:29:24Z | - |
dc.date.available | 2014-10-15T17:29:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-15 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5611 | - |
dc.description | SILVA, Renata Ranielly Cabral. O ensino de geometria a partir de brinquedos e brincadeiras populares: uma experiência de educação matemática através de uma prática cultural. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Está pesquisa visou trabalhar dentro de uma perspectiva da Educação Matemática, com o objetivo de analisar uma prática pedagógica desenvolvida junto a alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Mogeiro/ PB. O trabalho desenvolvido tomou como base as teorias da Etnomatemática, teve características de um estudo de caso, com aspecto de uma pesquisa-ação. Para o embasamento desse estudo foram realizadas investigações através das literaturas de alguns teóricos como: Andrade (2008), Lakatos (1976), D‟Ambrósio (2007) e Portela (2003), dentre outros. No qual se tentou compreender o ensino de Matemática dentro dos estudos desenvolvidos na Educação Matemática, como também analisar as novas tendências abordadas pelo currículo nacional do ensino fundamental. Uma vez que, os dois trabalham visando à formação não apenas do aluno para estudos futuros, mas também para a cidadania. Logo, essa pesquisa buscou integrar os conteúdos matemáticos com os brinquedos e brincadeiras presentes na cultura popular. Os procedimentos metodológicos utilizados para coletar os dados compreenderam em observação do desenvolvimento dos alunos durante as aulas e relatórios escritos pelos alunos em relação à prática realizada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marta Lúcia de Souza Celino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Pluralidade Cultural | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | O ensino de geometria a partir de brinquedos e brincadeiras populares: uma experiência de educação matemática através de uma prática cultural | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Renata Ranielly Cabral da Silva.pdf | PDF - Renata Ranielly Cabral da Silva | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.