Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Alba Lúcia Ferreira-
dc.date.accessioned2014-10-15T17:42:52Z-
dc.date.available2014-10-15T17:42:52Z-
dc.date.issued2014-10-15-
dc.identifier.issnCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5615-
dc.descriptionTORRES, Alba Lúcia Ferreira. Cordel na sala de aula: o itinerário de uma prática de leitura. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisaa literatura de cordel como recurso didático-pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 8º ano A, da Escola Estadual Senador Argemiro de Figueiredo, na cidade de Campina Grande –PB, no ano de 2013. Para refletir sobre esta questão, este trabalho tem por objetivo geral analisar que práticas pedagógicas foram utilizadas pela professora do componente curricular de Língua Portuguesa no projeto “Cordel na sala de aula” O Itinerário de uma Prática de leitura. Oestudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Araújo (2007), Viana (2008), Alves (2003) e o conceito de práticas de leituras. Para esteestudo fiz uso da metodologia qualitativae do método interpretativista de análise reflexiva como caminho investigativo e por meio da técnica da entrevistacapturei narrativas (de cinco alunos), sendo um do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com faixa etária entre 15 e 17 anos e da professora do componente curricular de Língua Portuguesa. Os resultados, de forma geral, revelam que oprojeto “Cordel em Sala de Aula”,foi importante no despertar do gosto dos(as) alunos(as) pela leitura e produção de textos,mesmo que eles(as)tenham demonstrado inquietação, curiosidades e resistências, além de momentos de atenção e interesse durante as aulas e as atividades realizadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jussara Natalia Moreira Belénspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.titleCordel na sala de aula: o itinerário de uma prática de leiturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alba Lúcia Ferreira Torres.pdfPDF - Alba Lúcia Ferreira Torres941.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.