Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5616
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Kleber Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-15T17:48:54Z | - |
dc.date.available | 2014-10-15T17:48:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-15 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5616 | - |
dc.description | BRITO, Kleber Gomes de. RPG, educação, criação de jogos digitais e narrativas intermidiáticas: uma investigaão em curso. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa nasceu de uma inquietação quanto ao potencial educativo dos jogos, sobretudo pelo espaço cada vez maior que eles ocupam na vida cotidiana de crianças e adolescentes. Nela, procuramos apresentar uma possibilidade de uso do RPG Maker VX Ace no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura. Para tanto, ao fundamentar esta proposta, precisamos inicialmente empreender uma reflexão sobre o que é “jogo”, a partir dos estudos de Huizinga, Zanolla e McGonigal, para então mergulhar no universo dos Role-Playing Games (RPG) e dos jogos eletrônicos, conduzidos pelas abordagens de Schmit e Vasques. Feito isto, a fase seguinte consiste em discutir a importância da interseção entre a cultura digital, a cultura dos jogos e a educação, munidos do arsenal argumentativo de Meira, Viana, Bittencourt e Giraffa, Horta e Almeida e Martins, além de empreender uma necessária revisão sobre o conceito de narrativa e sua presença nos games, sob o aporte teórico de Barthes, Gancho, Tavares e Andrade, para logo em seguida, discorrer sobre a noção de intermidialidade e suas nuances no contexto dos jogos eletrônicos e digitais, culminando com uma breve sequência didática que resume do processo de criação de um jogo digital com base em uma narrativa da literatura brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano B. Justino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | RPG | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Jogos Digitais | pt_BR |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.title | RPG, educação, criação de jogos digitais e narrativas intermidiáticas: uma investigação em curso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kleber Gomes de Brito.pdf | PDF - Kleber Gomes de Brito | 3.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.