Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5624
Título: O desenho animado como recurso didático: uma intervenção do ensino médio
Autor(es): Lima, Joélica Pereira de
Palavras-chave: Desenho animado
Recurso didático
Televisão
Ensino de Geografia
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Vivenciamos uma corrida por inovação, onde a realidade do aluno muitas vezes é desconsiderada. Conciliar os recursos disponíveis nas escolas com o que se encontra disponível no cotidiano do aluno muitas vezes, além de desconsiderado pelo educador, é tido como algo irrelevante à aprendizagem do educando. Todavia, a televisão, presente nos mais diversificados meios da sociedade, pode servir como aporte para o Ensino. Deste modo, considerar os Desenhos Animados como recurso didático torna-se relevante, não apenas por estar presente no cotidiano dos alunos, mas também pelo fato de que a televisão tem um papel bastante significativo na formação social do cidadão, uma vez que fornece significações acerca do universo cotidiano do telespectador. Nesse cenário, o presente estudo tem por objetivo analisar o papel dos Desenhos Animados no processo lúdico-educativo. Dentre os objetivos específicos, destaca-se: I) Desenvolver a percepção crítica nos alunos diante da televisão; II) Incitar os alunos ao debate e ao questionamento em sala de aula, a fim do desenvolvimento do pensamento crítico geográfico mediante um D.A., dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo consolidada em cinco fases: 1) observação dos alunos durante as aulas e na convivência escolar; 2) aula convencional, utilizando livro didático e textos complementares; 3) aula de campo; 4) aplicação dos desenhos animados e 5) atividades realizadas com os mesmos. A pesquisa foi realizada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio Inovador (ProEMI), da E.E.E.F.M. Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité-PB, a fim de analisar o papel do desenho animado como recurso didático no Ensino de Geografia. Sendo os resultados obtidos através das metodologias aplicadas – observações, questionários, atividades e entrevistas –, por meio do método fenomenológico. Esperamos que a partir deste estudo e em contato com a descrição dessa experiência, não somente educadores da área geográfica, mas a escola e os educadores em geral possam ser beneficiados e incentivados com os resultados desse estudo na área de interface entre a educação, a arte e o lúdico, estabelecendo a interligação entre o senso crítico e o universo televisivo, não apenas formando meros telespectadores, mas cidadãos atuantes sociais.
Descrição: LIMA, Joélica Pereira de. O desenho animado como recurso didático: uma intervenção no ensino médio. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Cuité, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5624
ISSN: CDD 371.33
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joélica Pereira de Lima.pdfPDF - Joélica Pereira de Lima1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.