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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/562
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ramos, Carolina Soares | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-25T14:32:33Z | - |
dc.date.available | 2012-10-25T14:32:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.335 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/562 | - |
dc.description | RAMOS, C. S. Objeto de aprendizagem: caminho possível para o ensino de frações. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa vida, inserida em setores do lazer, entretenimento e ainda timidamente na educação. Cada vez mais estão sendo produzidos materiais que ajudam a escola a inserir os recursos computacionais na sua proposta didática pedagógica. Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa exploratória e de intervenção colaborativa. Apresenta a construção e aplicação de um Objeto de Aprendizagem - OA, direcionado para o conteúdo de frações na disciplina de matemática, seguindo as recomendações propostas pela Rede Interativa Virtual de Educação – RIVED. O objetivo geral desse estudo é investigar sobre os processos de aprendizagem na relação entre o computador e a matemática, tendo em vista que, a linguagem do Objeto de Aprendizagem pode evidenciar caminhos significativos no aprendizado dos alunos. E como objetivo específico, verificar se o OA desenvolvido contribuiu no processo de aprendizagem dos alunos, especificamente no conteúdo de frações, favorecendo uma relação com o cotidiano, ao envolvermos problemas. Como forma de avaliarmos a eficácia desse OA, desenvolveu-se uma pesquisa de campo no Telecentro Comunitário de Inclusão Digital da UEPB, com 15 participantes, na faixa etária entre nove e quinze anos. Como resultado verificou-se que o OA obteve grande aceitação entre os participantes favorecendo aprendizagem de frações e a possibilidade de aplicação em outros conteúdos escolares, ou seja, o aplicativo desenvolvido foi considerado um verdadeiro instrumento digital educativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | Objeto de aprendizagem: caminho possível para o ensino de frações | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Carolina Soares Ramos.pdf | Carolina Soares Ramos | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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