Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5632
Título: O perigo está servido: abordagem sobre o consumo do chocolate e do refrigerante no ambiente escolar
Autor(es): Souza, Ana Darc Anastácio de
Palavras-chave: Drogas lícitas
Refrigerante
Chocolate
Reeducação alimentar
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Esta pesquisa busca abordar a temática das drogas, especificamente o consumo do chocolate e do refrigerante em sala de aula, tendo em vista que tais produtos são caracterizados como drogas lícitas por diversos autores. Identificado e discutido tal quadro, busca-se alertar os jovens/educandos acerca dos perigos imanentes às substâncias contidas em tais produtos, desencadeadoras de doenças e causadoras de dependência, apontando para as possibilidades de uma reeducação alimentar. Para tanto, buscamos estudar e refletir a respeito do assunto através de estudos realizados por Coelho (2002) e Gallo (2004) que ressalvam questões envolvidas com a educação, a relação do educador com o educando, e o envolvimento com a cidadania, visando à interação de todos para reverter o quadro presente na Escola. Outros aportes levantados foram os conceitos apresentados por Barletta et al (2009) e Vasconcelos et al (2012) a respeito das drogas e suas consequências na sociedade, escola e família. A metodologia, além da discussão teórico-bibliográfica dos autores citados, adotou também a pesquisa de campo, observando o consumo do chocolate e do refrigerante, através de um questionário contendo questões indicadoras do consumo desses alimentos, a frequência do consumo, a existência ou não da dependência e outros fatores que interessem na pesquisa. O questionário foi aplicado a alunos e alunas do 3º Ano C da Escola Estadual José Leite de Souza, na cidade de Monteiro-PB. Como resultados obtivemos que há um alto e frequente grau de consumo do chocolate e do refrigerante, seja semanalmente, todos ou quase todos os dias, de maneira contínua, por boa parte dos estudantes pesquisados.
Descrição: SOUZA, Ana Darc Anastácio. O perigo está servido: abordagem sobre o consumo do chocolate e do refrigerante no ambiente escolar. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5632
ISSN: CDD 371.71
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Darc Anastácio de Souza.pdfPDF - Ana Darc Anastácio de Souza644.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.