Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5645
Título: A inclusão no processo educacional: alunos especiais (PCD) e a falta de aprimoramento dos docentes na Escola Estadual Professor José Gonsalves de Queiroz em Sumé-PB
Autor(es): Silva, Ronaldo Ferreira da
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Portadores de necessidades especiais
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: O presente estudo tem como foco, conhecer o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e a falta de aprimoramento dos docentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé no estado da Paraíba. Portanto, o objetivo foi conhecer as dificuldades encontradas na prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, bem como, averiguar se os professores estão preparados para receber esses alunos e como se dá essa preparação. Tendo em vista, que a inclusão é um tema de destaque nos dias atuais, damos uma breve introduzida em seu conceito, como também, no conceito de exclusão, pois é a partir deste que podemos falar em inclusão. Assim, adentramos um pouco na historia da educação inclusiva, e como ocorre o processo inclusivo nas escolas. Para isso, usamos uma pesquisa exploratória, ou seja, aquela que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses, de abordagem qualitativa, com a utilização de questionário que continha perguntas fechadas e abertas. Cabe salientar, que com resultado, foi percebido que o processo de inclusão na Escola estudada ainda é pouco explorado e desconhecido por alguns, isso fica comprovado através das respostas obtidas nos questionários, e através dos gráficos mostrados no decorrer do trabalho. Dessa forma, podemos observar a importância de abordamos tal tema para a nossa cidade.
Descrição: SILVA, Ronaldo Ferreira. A inclusão no processo educacional: alunos especiais (PCD) e a falta de aprimoramento dos docentes na Escola Estadual Professor José Gonsalves de Queiroz em Sumé-PB. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5645
ISSN: CDD 371.9
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronaldo Ferreira da Silva.pdfPDF - Ronaldo Ferreira da Silva955.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.