Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5648
Título: Formação de leitores, um relato de experiência na E.E.E.F.II Santa Filomena, Monteiro/PB
Autor(es): Queiroz, Maria das Graças
Palavras-chave: Educação
Formação de leitores
Incentivo à leitura
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Este trabalho vem mostrar a importância da leitura para a construção do conhecimento, buscando a descrição compreensiva dos modos de olhar, de sentir e de vivenciar a significância do processo de aquisição e de maturação da mesma, na vida e no aprendizado dos estudantes. O fracasso escolar tem levado a muitas discussões nos meios pedagógicos e a leitura é essencial para resolver esse problema. É muito importante se ter consciência de que a derrisão e mesmo a falência da escola, muitas vezes, estão ligadas aos desencantos e aos desencontros, consequentes da falta de interação entre o professor e os alunos, mediante os conteúdos que exigem leitura, interpretação e comunicação - de ideias, de ideais, de sentidos, de conceitos e de símbolos contidos em registros textuais. De fato, por falta de conhecimento, alunos e também professores parecem desconhecer técnicas mais apropriadas de leitura e de formação de leitores, e demonstram trabalhar com os textos por obrigação. A leitura é, no entanto, algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer o nosso vocabulário, obter conhecimento, ampliar exponencialmente as nossas relações com o mundo e com as culturas, além de dinamizar o raciocínio, a comunicabilidade e a interpretação dos modos, das mensagens e dos símbolos da interação e da produção humana. Muitas pessoas dizem não ter paciência para a leitura. No entanto, isso acontece basicamente por falta de hábito; haja vista que, se a leitura fosse um costume incentivado desde cedo, as pessoas saberiam, por exemplo, apreciar uma boa obra literária, com tudo o que ela traz de reflexão, de crítica, de ensinamento e igualmente de prazer a propósito da condição humana. Infelizmente, poucos alunos de nosso país têm contato diuturno com a literatura, ou são devidamente incentivados para isso, sendo que a maioria só lê quando chega à escola, e só lê o que é demandado pela escola. A leitura, no entanto, pode abrir todas as portas para entender o mundo que nos rodeia. Cabe aos professores a função primordial de desenvolver nos alunos o papel de disseminadores e de cultores do próprio conhecimento, ensinando e aprendendo, abrindo caminhos para que todas e todos se tornem crescentemente amantes da leitura e do conhecimento.
Descrição: QUEIROZ, Maria das Graças. Formação de leitores, um relato de experiência na E.E.E.F.II Santa Filomena, Monteiro/PB. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5648
ISSN: CDD 372.42
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Graças Queiroz.pdfPDF - Maria das Graças Queiroz1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.