Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5649
Título: Contribuições de Paulo Freire para a educação de jovens e adultos - EJA
Autor(es): Ferreira, Joana D'arc de Freitas
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação de jovens e adultos
Paulo Freire
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: A finalidade desse estudo é averiguar na atualidade a atuação da metodologia de Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos, parcela esta da sociedade brasileira que por motivos diversos não teve oportunidade de estudar ou de permanecer na escola no período determinado pelas diretrizes da educação brasileira para cada faixa etária. Partindo desse pressuposto, faz-se necessário conhecer, mesmo que de forma sucinta, a trajetória da EJA no Brasil, com a finalidade de compreender com mais clareza a sua relação com a teoria e prática do autor citado, como também repensar o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita e identificar os principais conceitos dessa pedagogia e a sua relevância para esta modalidade visando a entender e analisar cada etapa desse método. Informamos que esta investigação é bibliográfica e baseia-se em algumas obras do autor, a exemplo de Pedagogia do Oprimido; Educação e Mudança; Pedagogia da Autonomia e Pedagogia da Esperança. Assim, vale ressaltar como se deu a organização da presente monografia. O primeiro capítulo explora as políticas públicas brasileiras em prol da EJA desde o período colonial até a presente década, percebe-se que é uma trajetória de lutas e de avanços tímidos, conquistas mais significativas ocorrem a partir da constituição de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB de dezembro de 1996, quando a EJA passa a vigorar como modalidade de ensino. O segundo capítulo, por sua vez, versa sobre as contribuições de Freire para esta magnífica camada trabalhadora e sofrida em sua maioria, que são os jovens e adultos deste país. Observa-se que o trabalho do referido pedagogo teve uma ampla repercussão, ultrapassou as fronteiras brasileiras devido a sua práxis pedagógica, que é includente, transformadora e, sobretudo, libertadora, alcançando principalmente aqueles que mais precisam.
Descrição: FERREIRA, Joana D'arc de Freitas. Contribuições de Paulo Freire para a educação de jovens e adultos - EJA. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5649
ISSN: CDD 361.25
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana D'arc de Freitas Ferreira.pdfPDF - Joana D'arc de Freitas Ferreira542.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.