Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5650
Título: Agricultura sustentável - alimentos sem agrotóxico: avaliando o projeto pedagógico desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Miguel Santa Cruz
Autor(es): Alves, Maria de Fátima Cavalcante
Palavras-chave: Agricultura familiar
Alimentos sem agrotóxicos
Projetos educacionais
Escolas públicas
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Avalia o projeto ‘Agricultura Sustentável - Alimentos Sem Agrotóxicos’ desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Miguel Santa Cruz. Para isto, traçou como objetivos específicos: a) identificar o perfil dos alunos que participaram do projeto; b) conhecer as reais motivações dos alunos com relação ao projeto; c) quantificar as famílias que começaram a consumir alimentos sem agrotóxicos. Sendo assim, os procedimentos metodológicos adotados foram as abordagens qualitativa e quantitativa. A pesquisa nesse contexto é Estudo de caso e caracterizou-se como explicativa e descritiva. Para coleta de dados foi utilizado o questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado a 29 alunos no 7º ano. Os resultados dos dados foram organizados, analisados e interpretados em categorias. Na fundamentação teórica apresentaremos de maneira clara e precisa a agricultura sustentável sob a ótica da agricultura familiar e uma reflexão sobre o consumo de alimentos com agrotóxicos pelos brasileiros. Além disso, proporcionaremos o incentivo do Governo Estadual da Paraíba com relação aos ‘projetos’ educacionais elencados nas escolas públicas e a importância da autoavaliação no dia a dia na sala de aula. Dos 29 questionários aplicados todos os alunos responderam que gostam da escola e 28 alunos responderam que gostaram de participar do projeto. Apenas, um (01) aluno não aprovou.
Descrição: ALVES, Maria de Fátima Cavalcante. Agricultura sustentável - alimentos sem agrotóxicos: avaliando o projeto pedagógico desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Miguel Santa Cruz. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5650
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Cavalcante Alves.pdfPDF - Maria de Fátima Cavalcante Alves1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.