Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Ione Maria-
dc.date.accessioned2014-10-16T15:59:11Z-
dc.date.available2014-10-16T15:59:11Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.issnCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5651-
dc.descriptionFERREIRA, Ione Maria. Cognitivismo e aquisição da linguagem escrita na educação infantil. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por finalidade pesquisar o desenvolvimento da cognição das crianças da Educação Infantil e a relação com a aquisição da linguagem escrita, tomando como base os estudos de Vygotsky que aponta a forma como se dá esta aquisição dos conhecimentos, que são essenciais para que o aluno desenvolva sua aprendizagem nas séries posteriores. A metodologia adotada foi um levantamento bibliográfico a respeito da temática, como os estudos de Rego (2007) e Vygotsky (1989) para se ter uma base sólida a respeito da cognição na criança. Também, houve a utilização de jogos e contação de história com uma turma da Educação Infantil para análise da forma que ocorre a cognição no aluno. Como objetivo geral, foi estudado sobre a correlação do desempenho em tarefas envolvendo a aquisição da linguagem escrita. A conclusão deste estudo abrangeu a importância da relação da criança no período da Educação Infantil com o educador, que por sua vez deve propor momentos de construção da cognição e da linguagem escrita, levando-os a refletir e ter prazer na atividade oferecida em sala de aula, seja através de jogos cognitivos que são essenciais para o desenvolvimento de habilidades como identificar formas e cores, bem como trabalhar com histórias e textos, levando os alunos a realizar desenhos, que são considerados a linguagem escrita dos alunos, já que estes não têm habilidades de escrever palavras e frases nesta etapa de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Juliana Leopoldino Vilarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectJogos cognitivospt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.titleCognitivismo e aquisição da linguagem escrita na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ione Maria Ferreira.pdfPDF - Ione Maria Ferreira785.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.