Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5652
Título: Práticas pedagógicas em evasão escolar em uma turma de educação de jovens e adultos: um estudo de caso
Autor(es): Rodrigues, Ana Maria Ferreira
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Evasão escolar
Metodologia adequada
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso resulta de uma pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Malaquias Batista Feitosa situada no município de São Sebastião do Umbuzeiro-PB, que se trata de um levantamento a respeito da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), suas consequências, motivos e a retomada dos estudos. Para levantar as informações foi realizado um estudo bibliográfico sobre a Educação de Jovens e Adultos, visando o histórico do seu surgimento e desenvolvimento, e também o que autores discorrem a respeito da evasão nesta modalidade de ensino, e ainda, foi aplicado um questionário com alunos que estavam matriculados e frequentando as aulas e os que eram considerados evadidos, estando fora de sala de aula. Como objetivo central deste estudo, considerou-se investigar as iniciativas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Malaquias Batista Feitosa para minimizar o fenômeno da evasão escolar. Como conclusão, houve a percepção que os alunos que estavam frequentando as aulas e os que estavam evadidos na EJA tiveram grandes dificuldades em consolidar o trabalho e a família com os estudos, sendo o principal motivo que promoveram a evasão, da mesma forma que deve-se buscar momentos em sala de aula que trabalhem a relação das atividades do trabalho com os estudos, de modo que um não atrapalhem o desenvolvimento do outro, caminhando paralelamente para o sucesso no âmbito escolar e no profissional.
Descrição: RODRIGUES, Ana Maria Ferreira. Práticas pedagógicas em evasão escolar em uma turma de educação de jovens e adultos: um estudo de caso. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5652
ISSN: CDD 374
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Maria Ferreira Rodrigues.pdfPDF - Ana Maria Ferreira Rodrigues577.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.