Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Licarião, Célia Dantas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:13:45Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:13:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5659 | - |
dc.description | LICARIÃO, Célia Dantas da Silva. A caracterização da violência no contexto escolar: suas implicações sociais, culturais e econômicas. 2014. 41f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho intentou analisar e descrever o cotidiano na instituição pública estadual de João Pessoa, a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Pedro Augusto Porto Caminha, situada à Rua Frei Martinho, 355, no bairro de Jaguaribe, nesta capital partir de reflexões tecidas por discentes e docentes acerca da temática da violência no contexto escolar, Deve-se referir ainda que esta pesquisa foi realizada mediante o levantamento de dados coletados no lócus da análise (realização de questionários semi-estruturados destinados a educadores e educandos) e da leitura de fontes bibliográficas, documentais e em meios eletrônicos (internet) e o seu objeto levou em conta o fato de que a conexão entre a comunidade e a escola favorece a formação de consensos com vistas à minimização dos efeitos negativos advindos da violência e como meio de transformação do ambiente físico e social dos aprendentes (discentes), reformulando a práxis dos profissionais em educação lotados no campo de observação e pesquisa.No que diz respeito á alça metodológica, o estado da arte desta proposta de cunho qualitativo-descritivo promoveu a compreensão do contexto da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Pedro Augusto Porto Caminha e da revisão de compêndios, livros e documentos (Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio,Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96, Constituição Federativa do Brasil (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) ), dentre outros. Assim sendo, este trabalho demonstrou que a escola pública “deve pressupor em espaço público político que permita á sociedade, em seu conjunto, tratar os problemas de seu interesse. Isso vai permitir à soberania popular, ainda que anônima, implementar procedimentos democráticos e jurídicos a partir das condições comunicativas.” (BRENNAND,2006,p.43 apud D’ASSUNÇÃO,2013,p.6). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Wallene de Oliveira Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento social | pt_BR |
dc.title | A caracterização da violência no contexto escolar: suas implicações sociais, culturais e econômicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Célia Dantas da Silva Licarião.pdf | Célia Dantas da Silva Licarião | 820.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.