Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5660
Título: As vozes do discurso hegemônico no plano nacional de educação em direitos humanos: uma análise dialógica do discurso
Autor(es): Barros, Joseane Batista Azevedo
Palavras-chave: Educação
Plano nacional de educação
Direitos humanos
Gêneros discursivos
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Este trabalho aborda a temática das vozes discursivas hegemônicas inseridas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), precipuamente na seção referente ao Ensino formal sob o enfoque da análise dialógica do discurso de Mikhail Bakhtin. O objetivo desse estudo foi analisar os condicionantes discursivos do PNEDH, no tocante aos preceitos e metas para a educação básica sob o enfoque do dialogismo bakhtiniano. Elegeu-sea pesquisa documental, a qual se vale de informações assistemáticas. Na fundamentação teórica utilizou-se os seguintes autores: Bakhtin (2002), Santos (2013), Brait (2005), Faraco (2009), entre outros. Os resultados obtidos da análise interpretativa do PNEDH, correlacionado com a análise discursiva dialógica apontam que não se pode olvidar que a educação em direitos humanos é propagada pelos preceitos liberais, a exemplo do princípio do mérito, da igualdade formal e da diversidade que reforçam o discurso excludente e desigual. Por isso, faz-se necessário a implementação de um modelo de educação em direitos humanos para a construção de uma sociedade que reconheça a alteridade, o respeito e aceitação do outro, mediante os processos de ensino-aprendizagem participativos e ativos, gerando a consciência e a reflexão, as quais permitam aos alunos assumir atitudes de luta e de transformação de sua realidade social. Conclui-se que o PNEDH defende uma concepção hegemônica dos direitos humanos, pois considera tão só as diretrizes da política estatal liberal, bem como centrou-se no discurso da reformulação curricular e no projeto político-pedagógico, propondo a educação em direitos humanos, como uma prática isolada e paliativa na escola pública.
Descrição: BARROS, Joseane Batista Azevedo. As vozes do discurso hegemônico no plano nacional de educação em direitos humanos: uma análise dialógica do discurso. 2014. 69f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5660
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseane Batista Azevedo Barros.pdfJoseane Batista Azevedo Barros730.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.