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Título: Tecnologias educacionais como ferramentas para aprendizagem significativa: o relato do projeto livro falado
Autor(es): Cândido, Miriam Jussara da Costa
Palavras-chave: Tecnologias educacionais
Ferramentas digitais
Desvios da fala
Treinamento fonoarticulatório
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: A inserção das tecnologias de informação e comunicação na escola, utilizada como ferramentas pedagógicas motivadoras da aprendizagem significativa, representa um elemento facilitador no processo de construção coletiva do conhecimento colaborativo. A ideia norteadora deste estudo surgiu da dificuldade observada na fluência da linguagem oral dos alunos, causada pelo uso inadequado dos recursos vocais de dicção, pronúncia, ritmo, e inflexão. O presente trabalho relata uma experiência desenvolvida na disciplina de Informática Educacional, de uma escola de ensino fundamental, da rede privada de João Pessoa/PB, na qual foi proposto o uso da tecnologia educacional a fim de colaborar para melhoria dos distúrbios de fala observados nessas crianças, através da realização de seis oficinas, sendo uma para construção do texto (Fábula) e cinco outras, de treinamento fonoarticulatório, abordando sensibilização, consciência fonêmica, dicção, prosódia e registro da intervenção (Livro Falado) para estimulação e fixação dos principais fonemas da língua portuguesa, apropriando-se das tecnologias educacionais e mídias digitais pelo seu valor apelativo como um link motivador, oportunizando também conscientizá-las das dificuldades dos portadores de deficiência (visual e auditiva), sensibilizando-as para as diferenças humanas, e estimulando-as para a inclusão, contribuindo para a formação de uma sociedade melhor. O projeto toma como base os estudos de Moran (2009), entre outros estudos na área de tecnologia educacional, adotando como metodologia, a construção de um livro digital composto de 60 fábulas pesquisadas, editadas e ilustradas pelos próprios alunos, totalizando 120 sujeitos, trabalhando em duplas com programas e aplicativos computacionais, como o Word para digitação, Photoshop e Paint, para criar ilustrações e o Internet Explorer, através do Google, para pesquisa; além de programas de gravação e edição de som e imagem como o Audacity, Atube, Windows Live Movie Maker, Format Factory e o Nero Express, que possibilitaram construir um espaço agradável de troca de experiências entre os alunos, surgido através de atividades recreativas e de apresentações coletivas da leitura em voz alta de suas criações oportunizando, através do feedback do registro em áudio e vídeo das atividades narrativas, aprender a usar corretamente a linguagem oral, redescobrindo assim a prosódia do seu próprio discurso. A avaliação ocorreu de forma contínua e através da auto-avaliação, onde foi observado o envolvimento e a compreensão, referentes às atividades propostas, e o grau de satisfação das tarefas realizadas, percebidas por meio das opiniões dos alunos. Os resultados apontam que, dos programas utilizados, o Audacity foi uma das ferramentas tecnológicas mais importantes no domínio da oralidade, porque permitiu captar e editar sons, possibilitando a realização do feedback vocal, para correção dos desvios fonoarticulatórios observados. Da mesma forma, o programa Movie Maker e o Atube também apresentaram contribuições importantes, pois proporcionaram a gravação e edição das fábulas, permitindo aos alunos perceberem, através das imagens e do som, as suas dificuldades fonoarticulatórias e assim poder corrigi-las. Concluiu-se que o uso das tecnologias educacionais contribuiu significativamente para a melhora dos distúrbios da fala dos estudantes e, consequentemente do processo de comunicação, bem como despertou um maior interesse durante todas as oficinas realizadas, demonstrando a importância dessas ferramentas para o aperfeiçoamento dos processos metodológicos utilizados na escola.
Descrição: CÂNDIDO, Miriam Jussara da Costa. Tecnologias educacionais como ferramentas para aprendizagem significativa: o relato do projeto livro falado. 2014. 101f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5665
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

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