Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Josilda França da-
dc.date.accessioned2014-10-16T16:18:29Z-
dc.date.available2014-10-16T16:18:29Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.otherCDD 372.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5666-
dc.descriptionSILVA, Josilda França da. O uso do celular como recurso pedagógico no ensino multidisciplinar. 2014. 52f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é apresentar a contribuição do uso do Celular para a construção de práticas educativas multidisciplinares pautadas em sala de aula, no âmbito da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador no estado da Paraíba. Trata-se de uma breve investigação acerca do uso do celular como recurso pedagógico na formação dos saberes multidisciplinares dos discentes e docentes defendendo seu uso e aplicações. Fundamentou-se em MORAN (2001), Sousa, Moita e Carvalho (2011), entre outros. Para delimitar o campo de pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Refletiremos sobre algumas concepções teóricas que percebem o discurso da multidisciplinaridade e a necessidade de uso de novas tecnologias e, em especial, o uso do celular e sua aplicabilidade no ambiente escolar, sobretudo, no ensino das escolas ProEMI do Estado da Paraíba. Observando os dados da Anatel que apresentam levantamento do uso do celular no Brasil e, 2013, comprovamos que não há como fugir dessa realidade: o celular faz parte da vida das pessoas, e a escola precisa compreender o seu uso de uma maneira construtiva. Identificamos que, mesmo com o uso de novas tecnologias e estas ocorridas em um ritmo bastante acelerado, o docente não acompanhou estas mudanças. Assim sendo, os dados revelam que apesar das dificuldades impostas ao processo de uso do celular como recurso pedagógico multidisciplinar da Escola Ensino Médio Inovador, é possível se construir um ambiente em que cada membro da comunidade educacional sinta-se parte importante dele mesmo. Conclui-se que através da ação verdadeiramente político-pedagógica, que dá oportunidade a todos os componentes de opinarem e decidirem soluções adequadas às problemáticas surgidas, se tendo consciência de que a educação brasileira sofre com os mais diversos problemas e carências, tanto interno como externo do espaço educativo e que o celular pode se tornar mais uma ferramenta de trabalho no processo ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:Eliete Correia dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCélulapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectProEMIpt_BR
dc.titleO uso do celular como recurso pedagógico no ensino multidisciplinarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilda França da Silva.pdfJosilda França da Silva932.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.