Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5667
Título: A (in) visibilidade do feminino na obra menino de engenho, de José Lins do Rego
Autor(es): Silva, Javana Garcia da
Palavras-chave: Educação
Identidade feminina
Cultura patriarcal
Sociedade nordestina
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise das imagens representadas pelas figuras femininas na obra Menino de Engenho, de José Lins do Rego, cuja literatura, em boa parte, e, sobretudo, na trilogia Menino de Engenho, Doidinho e Banguê se demonstra, frequentemente, sob o signo da figura masculina, como gerenciador da realidade, agente ativo das narrativas; enquanto a mulher é o agente passivo, que em suas diversas formas, participa, porém não interfere de maneira decisiva no enredo. A representação da figura feminina é, invariavelmente, percebida pela ótica masculina, algumas vezes como seu objeto de desejo, outras como motivo de sua ruína. Para tanto, abordamos alguns fatores históricos, sociais e políticos que influenciaram o tom paternalista e patriarcal da obra, centrando a nossa atenção na figura do narrador. Em seguida, analisamos o papel da mulher, ou melhor, das mulheres no enredo da obra - Menino de Engenho - a fim de verificar e compreender os porquês da quase ausência de visão e versão femininas na história.
Descrição: SILVA, Javana Garcia. A (in) visibilidade do feminino na obra menino de engenho, de José Lins do Rego. 2014. 38f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5667
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Javana Garcia da Silva.pdfJavana Garcia da Silva449.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.