Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ana Carla-
dc.date.accessioned2014-10-16T16:40:43Z-
dc.date.available2014-10-16T16:40:43Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5715-
dc.descriptionSouza, A. C. A oralidade no gênero seminário: uma análise de livros didáticos de português do ensino médio. 2014. 60f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractApresentamos, nesta pesquisa, a análise das propostas de atividades, de dois livros didáticos: Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2008 – 1º ano do ensino médio), e Português: literatura, gramática, produção de texto, de Sarmento e Tufano (2010 – 3º ano do ensino médio) no tocante à abordagem da modalidade oral no gênero seminário. As questões norteadoras da pesquisa são: como o gênero seminário está sendo explorado nos livros didáticos de português do ensino médio? e quais as contribuições que os livros didáticos analisados estão oferecendo para o ensino da modalidade oral? Os objetivos específicos propostos podem ser elencados da seguinte forma: estudar as orientações teóricas que norteiam as concepções de oralidade e ensino; observar as estratégias de interação subjacente nos livros didáticos no trato com o gênero seminário e apresentar critérios que mostrem a importância da modalidade oral para o ensino. Como embasamento teórico, utilizamos os estudos de Bronckart (1999), Bueno (2011), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2005; 2008), Meira e Silva (2013), Miller (2013), Moita Lopes (2009), Oliveira (2010), dentre outros. Os resultados obtidos nos permitem concluir que há a necessidade urgente de os livros didáticos em análise melhorarem a abordagem do gênero em estudo, no que concerne à sua contextualização de uso social e descrição linguística, haja vista a pouca atenção dada pelos materiais de ensino à relevância de se estudar a modalidade oral.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectSemináriopt_BR
dc.titleA oralidade no gênero seminário: uma análise de livros didáticos de português do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - LP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carla Souza.pdfAna Carla Souza2.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.