Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5715
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Ana Carla | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T16:40:43Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T16:40:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5715 | - |
dc.description | Souza, A. C. A oralidade no gênero seminário: uma análise de livros didáticos de português do ensino médio. 2014. 60f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentamos, nesta pesquisa, a análise das propostas de atividades, de dois livros didáticos: Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2008 – 1º ano do ensino médio), e Português: literatura, gramática, produção de texto, de Sarmento e Tufano (2010 – 3º ano do ensino médio) no tocante à abordagem da modalidade oral no gênero seminário. As questões norteadoras da pesquisa são: como o gênero seminário está sendo explorado nos livros didáticos de português do ensino médio? e quais as contribuições que os livros didáticos analisados estão oferecendo para o ensino da modalidade oral? Os objetivos específicos propostos podem ser elencados da seguinte forma: estudar as orientações teóricas que norteiam as concepções de oralidade e ensino; observar as estratégias de interação subjacente nos livros didáticos no trato com o gênero seminário e apresentar critérios que mostrem a importância da modalidade oral para o ensino. Como embasamento teórico, utilizamos os estudos de Bronckart (1999), Bueno (2011), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2005; 2008), Meira e Silva (2013), Miller (2013), Moita Lopes (2009), Oliveira (2010), dentre outros. Os resultados obtidos nos permitem concluir que há a necessidade urgente de os livros didáticos em análise melhorarem a abordagem do gênero em estudo, no que concerne à sua contextualização de uso social e descrição linguística, haja vista a pouca atenção dada pelos materiais de ensino à relevância de se estudar a modalidade oral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Seminário | pt_BR |
dc.title | A oralidade no gênero seminário: uma análise de livros didáticos de português do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - LP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Carla Souza.pdf | Ana Carla Souza | 2.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.