Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5721
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Joseli, Maria | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T17:13:01Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T17:13:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5721 | - |
dc.description | JOSELI, Maria. Os professores e o uso das novas tecnologias: observando dificuldades e contribuições. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Observando que a educação tem sofrido muitas transformações em todos os campos e essas mudanças estão ligadas n evolução da própria sociedade, e imprescindível considerar a postura cabível ao professor diante das mudanças ocorridas na sociedade atual, bem como entender os aspectos que possam interferir nesse processo. Convivendo num campo escolar e tendo contato direto com a atuação dos professores, enquanto ministravam suas aulas e a utilização de ferramentas tecnológicas como meio de subsídios para melhor ensino e aprendizagem , constatou-se que alguns professores docentes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Alves da Silva, mais precisamente os das séries iniciais , no horário matutino apresentam dificuldades para conduzir sua prática educativa mediada por recursos contemporâneos, a exemplo das novas tecnologias. Foi despertado então, a seguinte questão: como se dá a prática educativa dos professores das series iniciais , da escola fundamental com relação ao uso das novas tecnologias? Buscando responder tal questionamento discute-se, neste trabalho, a ação do professor frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, analisando problemáticas e contribuições, com o intuito de oferecer suportes para que o docente conduza sua prática unindo o ensino aos novos recursos didáticos, sem reduzir as tecnologias a uma perspectiva instrumental. Torna-se indispensável entender que técnica é essa e como o professor pode relacionar-se com ela. O trabalho teve fundamentação bibliográfica com enfoques nas discussões de Kenski, Lévy, Arnoud, Preto, Freire, Araújo,Chiapinni, MEC, Mercado, Moran , Moran, Santos, Tedesco, e, em seguida, procedeu-se, a pesquisa , de caráter qualitativo e quantitativo. Para fim de coleta de dados, foi aplicado questionário aos professores do turno matutino da instituição, comparando e observando a prática educativa dos mesmos. Os dados coletados apontam para a necessidade de maiores discussões sobre a inserção das novas tecnologias na prática educativa e melhor capacitação docente. Palavras-chave : Educação; Novas tecnologias; Prática educativa; Professor; Tecnologia de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador : Sérgio Ricardo da Costa Simplício | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | Os professores e o uso das novas tenologias: observando dificuldades e contribuições | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Joseli.pdf | PDF - Maria Joseli | 396.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.