Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJoseli, Maria-
dc.date.accessioned2014-10-16T17:13:01Z-
dc.date.available2014-10-16T17:13:01Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.issnCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5721-
dc.descriptionJOSELI, Maria. Os professores e o uso das novas tecnologias: observando dificuldades e contribuições. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.pt_BR
dc.description.abstractObservando que a educação tem sofrido muitas transformações em todos os campos e essas mudanças estão ligadas n evolução da própria sociedade, e imprescindível considerar a postura cabível ao professor diante das mudanças ocorridas na sociedade atual, bem como entender os aspectos que possam interferir nesse processo. Convivendo num campo escolar e tendo contato direto com a atuação dos professores, enquanto ministravam suas aulas e a utilização de ferramentas tecnológicas como meio de subsídios para melhor ensino e aprendizagem , constatou-se que alguns professores docentes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Alves da Silva, mais precisamente os das séries iniciais , no horário matutino apresentam dificuldades para conduzir sua prática educativa mediada por recursos contemporâneos, a exemplo das novas tecnologias. Foi despertado então, a seguinte questão: como se dá a prática educativa dos professores das series iniciais , da escola fundamental com relação ao uso das novas tecnologias? Buscando responder tal questionamento discute-se, neste trabalho, a ação do professor frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, analisando problemáticas e contribuições, com o intuito de oferecer suportes para que o docente conduza sua prática unindo o ensino aos novos recursos didáticos, sem reduzir as tecnologias a uma perspectiva instrumental. Torna-se indispensável entender que técnica é essa e como o professor pode relacionar-se com ela. O trabalho teve fundamentação bibliográfica com enfoques nas discussões de Kenski, Lévy, Arnoud, Preto, Freire, Araújo,Chiapinni, MEC, Mercado, Moran , Moran, Santos, Tedesco, e, em seguida, procedeu-se, a pesquisa , de caráter qualitativo e quantitativo. Para fim de coleta de dados, foi aplicado questionário aos professores do turno matutino da instituição, comparando e observando a prática educativa dos mesmos. Os dados coletados apontam para a necessidade de maiores discussões sobre a inserção das novas tecnologias na prática educativa e melhor capacitação docente. Palavras-chave : Educação; Novas tecnologias; Prática educativa; Professor; Tecnologia de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador : Sérgio Ricardo da Costa Simplíciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleOs professores e o uso das novas tenologias: observando dificuldades e contribuiçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Joseli.pdfPDF - Maria Joseli396.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.