Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5734
Título: A inteligência coletiva e seus usos na educação
Autor(es): Carvalho, Liliane Vilar de
Palavras-chave: Ambientes virtuais
Inteligência coletiva
Plataformas em EAD
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: A Inteligência Coletiva permite a cooperação entre professores e alunos das mais variadas instituições acadêmicas, sendo relevante utilizá-la no ambiente escolar, como forma de provocar uma mudança no ambiente institucional e no aprendizado dos alunos. Dentro deste contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar como está sendo utilizada a Inteligência Coletiva no âmbito da educação. O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica em artigos científicos e obras literárias, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e de documentação indireta-documental. Nesta análise verificou-se a unanimidade dos autores sobre a importância de se utilizar Inteligência Coletiva como forma de melhorar e facilitar a produção dos processos de comunicação; como também que a utilização da Inteligência Coletiva na educação permite um crescimento individual satisfatório de todos os envolvidos no processo e que ela no futuro será utilizada para o desenvolvimento de novas tecnologias e em pesquisas de todos os tipos. Além disso, essa Inteligência pode ser transformada em vantagem competitiva assim como permite a criação de informações novas a partir das já existentes no sistema, por meio da técnica de Inteligência Coletiva Inteligente. Uma dificuldade encontrada no desenvolvimento do trabalho foi a pouca quantidade de obras literárias e de artigos científicos sobre o assunto de Inteligência Coletiva na educação, mesmo sendo este um tema debatido há vários anos, poucas são as pesquisas nessa área, havendo certa resistência dos pesquisadores por este assunto.
Descrição: CARVALHO, Liliane Vilar de. A inteligência coletiva e seus usos na educação. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5734
ISSN: CDD 374.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Liliane Vilar de Carvalho.pdfPDF - Liliane Vilar de Carvalho445.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.