Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5738
Título: Alfabetização: a criança e o processo de construção das hipóteses de escrita
Autor(es): Rodrigues, Severina Anselmo
Palavras-chave: Alfabetização
Aquisição da escrita
Crianças
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: O objetivo desse trabalho é o de compreender as fases que a criança passa para aprender a ler e a escrever. Para tanto, foram realizadas pesquisas acerca do processo de construção das hipóteses de escrita da criança na fase da alfabetização para entender como a criança concebe o que a escrita representa, tendo como referência teórica as concepções de Ferreiro e outros colaboradores que relatam sobre a aprendizagem da escrita da criança. O nosso enfoque principal nesta pesquisa foi analisar os níveis de escrita das crianças da turma do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual do Ensino Fundamental Chagas Soares do Município de Itaporanga - PB, com a finalidade de detectar quantos alunos se encontravam em cada uma das 04 (quatro) fases descritas por Ferreiro (1979). Para poder avaliar, utilizou-se a metodologia de caráter qualitativo, tendo como instrumento uma atividade avaliativa. Os resultados alcançados foram: dos 16 (dezesseis) alunos que participaram da pesquisa: 03 (três) são pré-silábicos; 09 (nove) são silábicos e 04 (quatro) são silábico-alfabéticos.
Descrição: RODRIGUES, Severina Anselmo. Alfabetização: a criança e o processo de construção das hipóteses de escrita. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5738
ISSN: CDD 379.24
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severina Anselmo Rodrigues.pdfPDF - Severina Anselmo Rodrigues352.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.