Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Izabel Pinto de-
dc.date.accessioned2014-10-16T17:52:13Z-
dc.date.available2014-10-16T17:52:13Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.issnCDD 372.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5739-
dc.descriptionSOUSA, Izabel Pinto de. Discutindo o espaço do brincar na educação infantil a partir do discurso das professoras da Creche Municipal Edite Fonseca Rodrigues. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.pt_BR
dc.description.abstractInúmeros estudos e pesquisas têm comprovado a importância do brincar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil. O tema em questão trata do lúdico na Educação Infantil, constando com dois capítulos: O primeiro, fala do brincar e o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, demostrando as concepções sobre a brincar à luz dos documentos oficiais. O segundo capítulo trata do espaço do brincar no contexto da Educação Infantil a partir do discurso das professoras da Creche Municipal Edite Fonseca Rodrigues. A criança que tem oportunidade de brincar adquire conhecimentos e habilidades que talvez não fossem possíveis de outra forma. É pela experiência do brincar que a criança faz suas leituras da realidade, imita e reproduz situações do cotidiano, assume papéis sociais e inaugura o processo de socialização. Através das brincadeiras elas apresentam toda a complexidade do seu comportamento e das relações humanas que permanecerá ao longo de toda a sua vida. Através de brincadeira, as crianças vivem as primeiras experiências de cooperação, de espírito de equipe, dos direitos e deveres pessoais e alheios, da sociabilidade e ainda têm a oportunidade de vivenciar diferentes emoções, sentimentos, trocas, cumplicidade, além de poder fazer suas escolhas e expandir sua personalidade, tornando-se, dessa maneira, mais autônoma e mais feliz.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.titleDiscutindo o espaço do brincar na educação infantil a partir do discurso das professoras da Creche Municipal Edite Fonseca Rodriguespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Pinto de Sousa.pdfPDF - Izabel Pinto de Sousa419.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.