Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5739
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Izabel Pinto de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T17:52:13Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T17:52:13Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5739 | - |
dc.description | SOUSA, Izabel Pinto de. Discutindo o espaço do brincar na educação infantil a partir do discurso das professoras da Creche Municipal Edite Fonseca Rodrigues. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Inúmeros estudos e pesquisas têm comprovado a importância do brincar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil. O tema em questão trata do lúdico na Educação Infantil, constando com dois capítulos: O primeiro, fala do brincar e o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, demostrando as concepções sobre a brincar à luz dos documentos oficiais. O segundo capítulo trata do espaço do brincar no contexto da Educação Infantil a partir do discurso das professoras da Creche Municipal Edite Fonseca Rodrigues. A criança que tem oportunidade de brincar adquire conhecimentos e habilidades que talvez não fossem possíveis de outra forma. É pela experiência do brincar que a criança faz suas leituras da realidade, imita e reproduz situações do cotidiano, assume papéis sociais e inaugura o processo de socialização. Através das brincadeiras elas apresentam toda a complexidade do seu comportamento e das relações humanas que permanecerá ao longo de toda a sua vida. Através de brincadeira, as crianças vivem as primeiras experiências de cooperação, de espírito de equipe, dos direitos e deveres pessoais e alheios, da sociabilidade e ainda têm a oportunidade de vivenciar diferentes emoções, sentimentos, trocas, cumplicidade, além de poder fazer suas escolhas e expandir sua personalidade, tornando-se, dessa maneira, mais autônoma e mais feliz. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sociabilidade | pt_BR |
dc.title | Discutindo o espaço do brincar na educação infantil a partir do discurso das professoras da Creche Municipal Edite Fonseca Rodrigues | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Izabel Pinto de Sousa.pdf | PDF - Izabel Pinto de Sousa | 419.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.