Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Malta, Rosimar Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-16T18:16:37Z | - |
dc.date.available | 2014-10-16T18:16:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-16 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5740 | - |
dc.description | MALTA, Rosimar Oliveira de. A leitura nos anos iniciais: aquisição e dificuldades. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa ora apresentada aborda a temática da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando mostrar de forma clara e objetiva a prática da leitura e as dificuldades encontradas pelos professores no trabalho com a mesma, além das possibilidades de intervenção do docente para facilitar a aquisição da leitura nessas séries. A aquisição da leitura de forma eficiente é uma das principais preocupações dos docentes, gestores e governantes. A leitura é a condição para a plena participação no mundo da cultura escrita: através dela pode-se atribuir sentidos, distanciar-se dos fatos e com uma postura crítica questionar a realidade, não correndo o risco de perder a cidadania da comunidade letrada. Assim, nesta pesquisa focamos a temática nos fundamentos científicos de autores como Martins, Ferreiro, Freire, Barthes, Geraldi, Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros. Apresenta-se, ainda, uma pesquisa junto aos professores de uma escola pública da cidade de Itaporanga- PB, objetivando conhecer a atual prática para o ensino de leitura dos alunos, destacando quais suas dificuldades com o tema, além de outras atividades com o trabalho de leitura em suas salas, e a análise desses dados. Enfim, espera-se que muitos pontos discutidos e analisados no desenvolvimento desta pesquisa possam ajudar a entender o processo de aquisição da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, servindo como mais um subsídio teórico que possa ser usado na construção de um referencial teórico que traga informações acerca da temática apresentada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Íris Maria Barbosa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de leitura | pt_BR |
dc.title | A leitura nos anos iniciais: aquisição e dificuldades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rosimar Oliveira de Malta.pdf | PDF - Rosimar Oliveira de Malta | 467.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.