Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMalta, Rosimar Oliveira de-
dc.date.accessioned2014-10-16T18:16:37Z-
dc.date.available2014-10-16T18:16:37Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.issnCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5740-
dc.descriptionMALTA, Rosimar Oliveira de. A leitura nos anos iniciais: aquisição e dificuldades. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa ora apresentada aborda a temática da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando mostrar de forma clara e objetiva a prática da leitura e as dificuldades encontradas pelos professores no trabalho com a mesma, além das possibilidades de intervenção do docente para facilitar a aquisição da leitura nessas séries. A aquisição da leitura de forma eficiente é uma das principais preocupações dos docentes, gestores e governantes. A leitura é a condição para a plena participação no mundo da cultura escrita: através dela pode-se atribuir sentidos, distanciar-se dos fatos e com uma postura crítica questionar a realidade, não correndo o risco de perder a cidadania da comunidade letrada. Assim, nesta pesquisa focamos a temática nos fundamentos científicos de autores como Martins, Ferreiro, Freire, Barthes, Geraldi, Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros. Apresenta-se, ainda, uma pesquisa junto aos professores de uma escola pública da cidade de Itaporanga- PB, objetivando conhecer a atual prática para o ensino de leitura dos alunos, destacando quais suas dificuldades com o tema, além de outras atividades com o trabalho de leitura em suas salas, e a análise desses dados. Enfim, espera-se que muitos pontos discutidos e analisados no desenvolvimento desta pesquisa possam ajudar a entender o processo de aquisição da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, servindo como mais um subsídio teórico que possa ser usado na construção de um referencial teórico que traga informações acerca da temática apresentada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Íris Maria Barbosa Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectDificuldade de leiturapt_BR
dc.titleA leitura nos anos iniciais: aquisição e dificuldadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosimar Oliveira de Malta.pdfPDF - Rosimar Oliveira de Malta467.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.