Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/575
Título: Cyberbullying : Um novo desafio presente no contexto educacional
Autor(es): Vicente Júnior, Valdemir Ferreira
Palavras-chave: Cyberbullying
Bullying
Redes sociais
Data do documento: 26-Out-2012
Resumo: O presente artigo chama a atenção sobre a prática do cyberbullying e neste sentido, tem em vista sinalizar questões relevantes que possam auxiliar as crianças e adolescentes a se protegerem dessa conduta prejudicial que ocorre no mundo virtual. Sendo o estudo de abordagem qualitativa exploratória, ocorrido no mês de julho de 2012, embasado com o auxílio de um questionário aplicado aos alunos da 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, bem como seus professores, com o intuito de coletar dados que ratificassem a prática do bullying virtual de acordo com a vivência dos alunos no ciberespaço, enfatizando suas percepções acerca do assunto, seus receios, suas precauções, seus entendimentos sobre seus direitos e deveres frente a essa prática, dentre outros parâmetros. Ficou notória a disseminação dos sites de relacionamento que lideram o número de acessos pelos internautas. Têm-se como exemplos: Orkut, Facebook, Twitter, etc. Não se pode preterir que estes ambientes configuram ótimos meios de socialização, como também servem de auxílio na construção do aprendizado. Contudo, far-se-á necessário algumas observações imprescindíveis no momento de visitar esses locais, com a finalidade de evitar constrangimentos e prejuízos vindouros, explanação em consonância com a ótica de alguns autores como: Lévy (1993), Maldonado (2009), Peck (2007), Franco (2011), Calhau (2009), dentre outras. Vale salientar que esta produção discorre sobre os malefícios do cyberbullying, de maior incidência contra os jovens, outrossim, algumas legislações que vislumbram combatê-lo.
Descrição: VICENTE JÚNIOR, V. F. Cyberbullying: Um novo desafio presente no contexto educacional. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/575
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdemir Ferreira Vicente Júnior.pdfValdemir Ferreira Vicente Júnior567.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.