Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5751
Título: “Mãos que falam”: um estudo das práticas de leitura na escola estadual Dom Carlos Coelho
Autor(es): Siqueira, Ivanise Madeiro Marinho de
Palavras-chave: Leitura
Prática
Cotidiano escolar
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: Este estudo objetiva analisar as práticas pedagógicas de leitura, da professora de Língua Portuguesa Antonieta de Sousa Pessoa da turma do segundo ano do Ensino Fundamental I da Escola Estadual Dom Carlos Coelho, João Pessoa- PB, no Projeto de Leitura e Escrita “Mãos que Falam”, realizado na referida instituição de ensino no ano de 2013. Procuramos apresentar, no decorrer deste trabalho, algumas dificuldades encontradas pela professora e pelos(as) alunos(as), assim como as descobertas feitas durante o processo. Tendo como finalidade registrar no âmbito acadêmico científico as práticas escolares de professoras da educação básica, na constante busca pela construção do hábito da leitura e o desenvolvimento da escrita por parte dos alunos. Nesse sentido, o estudo foi realizado por meio da metodologia qualitativa, um caminho investigativo que possibilitou-nos nos aproximarmos dos sujeitos pesquisados e que por meio da técnica da entrevista capturamos os sentimentos e as percepções dos alunos e da professora a respeito do projeto. Foram entrevistadas duas alunas. Esse processo, que tem grande importância no meio social, tanto nos primeiros passos de uma pessoa que entra na leitura, quanto no decorrer desse aprendizado, pois o mesmo evolui a cada dia, acrescentando novos pontos, tanto em forma de leitura quanto em forma de crescimento intelectual. Pois, ampliada a prática de leitura dos alunos, possibilita a construção de novos conhecimentos, no sentido de saberem distinguir a leitura da escrita, compreendendo também, que a escrita é a maneira de fixar o que foi lido, ou seja, tanto a leitura quanto a recitação são um convite para explorar o mundo da ficção e a riqueza da linguagem literária oral e escrita.
Descrição: SIQUEIRA, Ivanise Madeiro Marinho de. “Mãos que falam”: um estudo das práticas de leitura na escola estadual Dom Carlos Coelho. 2014. 76f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5751
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanise Madeiro Marinho de Siqueira.pdfIvanise Madeiro Marinho de Siqueira2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.