Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5754
Título: Leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA
Autor(es): Oliveira, Marilucia Santos de
Palavras-chave: Leitura
Educação de jovens e adultos
Ensino aprendizagem
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: O presente trabalho aborda a “Leitura e a escrita no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de EJA” e reflete sobre as dificuldades que eles apresentam no desenvolvimento no processo e aquisição das habilidades de ler e escrever e nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelo educador em sala de aula. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as práticas educativas utilizadas pelo professor para o ensino da leitura e escrita dos alunos da 1ª e 2ª fase da EJA. Essa análise possibilitou a identificação dos recursos didáticos e metodologias utilizadas pelo educador para o ensino da leitura e da escrita, buscando compreender as reais condições de ensino oferecido a estes alunos, desenvolvendo lhes o gosto pela leitura. Entende-se que a leitura e a escrita tem um papel importante no aprendizado dos seres humanos, uma vez que pode favorecer o desenvolvimento intelectual, social e cultural dos mesmos, fazendo não ler somente palavras, mas darem significados ao mundo. Como suporte teórico para realização desta pesquisa foi adotada leituras de vários livros e textos de autores, como: Freire, Soares, Bamberger, Arroyo, Filho. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos de coletas de dados a entrevista e os questionários. Após a análise dos dados coletados foi possível concluir que existe uma diferença entre a prática pedagógica do professor e o aprendizado dos alunos no que se refere a leitura e a escrita.
Descrição: OLIVEIRA, Marilucia Santos de. Leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da EJA. 2014. 47f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5754
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilucia Santos de Oliveira.pdfMarilucia Santos de Oliveira933.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.