Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5756
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Maria Alves de Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T12:59:12Z | - |
dc.date.available | 2014-10-20T12:59:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5756 | - |
dc.description | ANDRADE, Maria Alves de Aguiar. “Arenas de conflitos”: como repensar as práticas pedagógicas diante da indisciplina escolar. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | É perceptível e preocupante para todo o sistema educacional que educadores venham se ausentando das aulas através de licença médica devido ao estresse, ou até mesmo mudando de profissão, o que também acarreta problemas para o alunado, que sofre com a troca constante de professores e com os baixos índices de aprendizagem. Os conflitos emergem nas relações cotidianas da escola e envolvem as vivências diárias de professores e demais sujeitos do processo pedagógico, exigindo deles tomadas de decisões que, muitas vezes, resultam em mudanças de posturas avaliativas e metodológicas, a fim de que possibilitem a busca por soluções imediatas e de longo prazo para a convivência das diferenças, assim como um melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem. Os conflitos obrigam os professores a repensarem as práticas pedagógicas. Partindo dessa premissa, o objetivo do presente trabalho foi analisar os conflitos existentes entre professores e alunos na realidade de escolas públicas. Especificamente, a intenção foi identificar os tipos de conflitos existentes na escola, detectar os fatores que contribuem para sua existência e verificar o papel do professor e da escola nessas situações. Portanto, os saberes necessários à prática docente são indispensáveis à vida do educador, de forma que este possa desempenhar um trabalho a partir de uma prática educativa comprometida com o saber fazer docente. E essa prática requer o exercício diário sobre a ação do docente no lugar em que atua, levando-o a trilhar por caminhos que visualizem o ensino como um trabalho coletivo e integrado à vida da escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Deborah Dornellas Ramos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Conflitos escolares | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | “Arenas de conflitos”: como repensar as práticas pedagógicas diante da indisciplina escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Alves de Aguiar Andrade.pdf | Maria Alves de Aguiar Andrade | 538.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.