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dc.contributor.authorAndrade, Maria Alves de Aguiar-
dc.date.accessioned2014-10-20T12:59:12Z-
dc.date.available2014-10-20T12:59:12Z-
dc.date.issued2014-10-20-
dc.identifier.otherCDD 371.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5756-
dc.descriptionANDRADE, Maria Alves de Aguiar. “Arenas de conflitos”: como repensar as práticas pedagógicas diante da indisciplina escolar. 2014. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractÉ perceptível e preocupante para todo o sistema educacional que educadores venham se ausentando das aulas através de licença médica devido ao estresse, ou até mesmo mudando de profissão, o que também acarreta problemas para o alunado, que sofre com a troca constante de professores e com os baixos índices de aprendizagem. Os conflitos emergem nas relações cotidianas da escola e envolvem as vivências diárias de professores e demais sujeitos do processo pedagógico, exigindo deles tomadas de decisões que, muitas vezes, resultam em mudanças de posturas avaliativas e metodológicas, a fim de que possibilitem a busca por soluções imediatas e de longo prazo para a convivência das diferenças, assim como um melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem. Os conflitos obrigam os professores a repensarem as práticas pedagógicas. Partindo dessa premissa, o objetivo do presente trabalho foi analisar os conflitos existentes entre professores e alunos na realidade de escolas públicas. Especificamente, a intenção foi identificar os tipos de conflitos existentes na escola, detectar os fatores que contribuem para sua existência e verificar o papel do professor e da escola nessas situações. Portanto, os saberes necessários à prática docente são indispensáveis à vida do educador, de forma que este possa desempenhar um trabalho a partir de uma prática educativa comprometida com o saber fazer docente. E essa prática requer o exercício diário sobre a ação do docente no lugar em que atua, levando-o a trilhar por caminhos que visualizem o ensino como um trabalho coletivo e integrado à vida da escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Deborah Dornellas Ramospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConflitos escolarespt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.title“Arenas de conflitos”: como repensar as práticas pedagógicas diante da indisciplina escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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