Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5758
Título: Causas e consequências da evasão escolar nas primeiras séries do ensino médio noturno da escola estadual professora Liliosa de Paiva Leite
Autor(es): Leite, Arnaldo Mendes
Palavras-chave: Evasão escolar
Ensino público
Professor
Aluno
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: É fato que, a escola brasileira vem enfrentando um dos mais graves problemas que aflige o ensino público: a evasão escolar. Um problema que se arrasta desde os primórdios de sua criação e continua crescendo, levando os nossos jovens a dar novos rumos as suas vidas. A evasão escolar no Brasil é um problema antigo, que perdura até hoje. Apesar de essa situação existir no Ensino Fundamental, atualmente o que chama atenção é o número de alunos que abandonam o Ensino Médio (SOUZA, 2011, p. 26). Conforme Menezes (2011, p.01), o problema da evasão escolar é uma questão que tem raízes históricas e está associada a uma política importa pelas elites na qual pesam sucessivas intervenções do governo na mudança do sistema escolar. O presente trabalho tem como principal objetivo descobrir as causas e conseqüências da evasão escolar na Escola Estadual Professora Liliosa de Paiva Leite em João Pessoa. A pesquisa foi realizada no turno da noite, alcançando 20 alunos das séries iniciais do ensino médio. Após análise criteriosa dos dados obtidos, observou-se que diversos motivos têm contribuído para tal fenômeno, dentre eles: práticas pedagógicas ultrapassadas de alguns professores, insatisfação geral com a escola, falta de incentivo por parte da família bem como a necessidade de trabalhar e ajudar na renda familiar. Tais fatores têm levado esses educandos a abandonarem a escola. Constata-se que a família precisa ser urgentemente conscientizada da necessidade de incentivar os filhos a permanecerem na escola e ai entra, sem sombra de dúvidas, o relevante papel dos educadores, como verdadeiros sujeitos na construção do saber, estimulando o seu alunado a perseguirem seus sonhos sem abrir mão dos estudos.
Descrição: LEITE, Arnaldo Mendes. Causas e consequências da evasão escolar nas primeiras séries do ensino médio noturno da escola estadual professora Liliosa de Paiva Leite. 2014. 41f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5758
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arnaldo Mendes Leite.pdfArnaldo Mendes Leite638.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.