Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5760
Título: O papel do professor no processo de leitura e escrita: um olhar para o pnaic no município de Sapé
Autor(es): Almeida, Maria Dilsa Gomes de
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Pnaic
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: Prioriza-se o uso da metodologia descritiva e análise bibliográfica para estudo e compreensão do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na inclusão de crianças de até oito anos no ciclo de alfabetização, na proposta de alfabetização e letramento. Dá-se ênfase especificamente ao papel do professor no processo de leitura e escrita nas escolas estaduais que estão fazendo a formação no centro de treinamento no polo VI no município de Sapé. Tem os objetivos de entender o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, no ciclo de alfabetização, proposto pelo Ministério da Educação junto ao Programa PNAIC nas escolas do polo VI do Estado da Paraíba envolvendo a interação de formadores, orientadores, professores e alunos; identificar como se deu essa organização operacional nas escolas estudadas; analisar o programa e junto ao processo de construção da alfabetização e letramento da série do ciclo até o 5° ano do Ensino Fundamental contemplando os aspectos lúdicos, os gêneros, interdisciplinaridade, a heterogeneidade nas práticas pedagógicas; verificar as ações e incentivo a leitura e escrita por meio da diversidade e linguagem e formas de interação no ciclo de alfabetização proposto pelo referido programa PNAIC e calendário sócio cultural da escola. Para obtenção dos objetivos pretendidos discute-se a importância do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem na diversidade linguística e suas formas de interação em sala de aula, busca-se verificar como se dá os reflexos desse trabalho na visão do professor no processo de leitura e escrita como mediador desse processo; refletir sobre suas próprias práticas pedagógicas podendo reconstruí-lá. Nas analises feitas com coleta de dados, através dos questionamentos podemos perceber nas falas da população a preocupação do ingresso das crianças aos seis anos de idade e a organização do processo de leitura e escrita garantindo os direitos da aprendizagem desses alunos e diante doas contradições encontradas na pesquisa acredita-se que qualquer dificuldade pode ser superada com a formação continuada e o monitoramento dos dois programas citados.
Descrição: ALMEIDA, Maria Dilsa Gomes de. O papel do professor no processo de leitura e escrita: um olhar para o pnaic no município de Sapé. 2014. 69f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5760
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Dilsa Gomes de Almeida.pdfMaria Dilsa Gomes de Almeida801.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.