Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5798
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Herbert de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T16:06:16Z | - |
dc.date.available | 2014-10-20T16:06:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-20 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5798 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Herbert de Andrade. Entre histórias e memórias: construindo narrativas para a sala de aula. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na sociedade capitalista atual, constantemente são bloqueados os elos das camadas populares com a lembrança, com a memória coletiva que em outros tempos era passada oralmente pelas gerações e sustentada em base materiais rígidas. Os indivíduos e grupos sociais menos favorecidos economicamente estão sujeitos mais do que nunca a perda das suas relações com o passado, portanto de suas identidades. Em contraposição a esse contexto, as comunidades locais necessitam preservar suas memórias e construir elas próprias suas histórias de vida. Fazendo uma ponte com a educação, sabemos que o aluno lida com as representações agenciadas no livro didático como verdades e não como produtos confeccionados numa rede complexa de poder e saber. Nesse sentido, faz-se necessário trazer a discussão da memória para sala de aula, a partir de histórias resgatadas pela oralidade e pelas várias modalidades de escrita. Com isso o aluno irá perceber que a História pode ser contada a partir de vários ângulos. A primeira parte do nosso trabalho, ―entre histórias e memórias‖, é uma discussão teórica que trata, no fundo, da necessidade de chamarmos atenção para o(s) lugar(es) da memória na história. O capítulo seguinte, ―construindo narrativas para sala de aula‖, trata de outra necessidade: devemos construir uma educação articulada com a realidade local. Nesse trabalho procuramos envolver ―memórias e histórias‖ das comunidades locais com os conhecimentos e as aulas ministradas nas escolas públicas, possibilitando a produção e circulação de novos saberes em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Auricélia Lopes Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Comunidades locais | pt_BR |
dc.title | Entre histórias e memórias: construindo narrativas para sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Herbert de Andrade Oliveira.pdf | PDF - Herbert de Andrade Oliveira | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.