Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5800
Título: | Horta comunitária como vetor de educação ambiental emancipatória e de socialização no cotidiano escolar |
Autor(es): | Marinho, Patrícia de Medeiros |
Palavras-chave: | Educação ambiental Horta escolar Conscientização |
Data do documento: | 20-Out-2014 |
Resumo: | Cada vez mais há uma conscientização do quanto é importante uma educação de qualidade que leve em consideração a formação de cidadãos mais críticos, responsáveis e capacitados para a vida. O Ministério da Educação concebe, como essencial, o acesso ao conhecimento das novas tecnologias. Sendo assim, relacionar o conteúdo do componente curricular de geografia, em sala de aula, com aplicações práticas, além do estímulo às atividades que contribuam para desenvolver ações no seio de toda a comunidade escolar, que viabilizem a construção de uma consciência de preservação ambiental. Considera, também, a necessidade de serem construídas novas visões educacionais que integrem a saúde e o ambiente através de propostas interdisciplinar. Imbuído por tais pensamentos volta-se aqui para o desenvolvimento de trabalhos realizados em horta escolar a fim de abordar temas como educação ambiental visando através dela a questão da saúde com mais qualidade: destacando aspectos nutricional, alimentar e noção de educação financeira. As atividades desenvolvidas na horta escolar vêm sensibilizar os alunos sobre os problemas de saúde e do meio ambiente que podem ser causados com o descarte indevido das garrafas PET. Ampliar a compreensão da necessidade da preservação do meio ambiente escolar e mostrar aos alunos que a utilização das garrafas PET na horta escolar e doméstica, ajuda a resolver o problema de descarte destas. A Justificativa e os Objetivos desse Projeto foram: Desenvolver a capacidade do trabalho em equipe, da cooperação e estimular um maior contato com a natureza, visto que, as crianças dos centros urbanos, cada vez mais estão afastadas da natureza. Proporcionar a modificação dos hábitos alimentares e compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde. Essas atividades auxiliam no desenvolvimento da consciência de que se faz necessário, adotar e adquirir, um estilo de vida que seja menos impactante sobre o meio ambiente. Com uma horta escolar se tem a possibilidade de trabalhar várias atividades, dentre elas: os conceitos, princípios, histórico da agricultura, a educação ambiental, a importância das hortaliças para a saúde, além de aulas práticas onde se trabalha e aprende as formas de plantio e o cuidado com as hortaliças, ou seja, usar a horta como um eixo pedagógico norteador para desenvolver hábitos de alimentação saudável. |
Descrição: | MARINHO, Patrícia de Medeiros. Horta comunitária como vetor de educação ambiental emancipatória e de socialização no cotidiano escolar. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5800 |
ISSN: | CDD 372.357 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Patrícia de Medeiros Marinho.pdf | PDF - Patrícia de Medeiros Marinho | 2.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.