Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5801
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pires, Francineide de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T16:12:29Z | - |
dc.date.available | 2014-10-20T16:12:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-20 | - |
dc.identifier.issn | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5801 | - |
dc.description | PIRES, Francineide de Sousa. A resolução de problemas matemáticos no ensino básico: refletindo sobre a prática pedagógica. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo compreender como os professores de Matemática da cidade de Coremas-PB vêm desenvolvendo a prática de resolução de problemas em sala de aula e como esta metodologia pode melhorar qualitativamente o ensino e aprendizagem dessa disciplina durante a Educação Básica. Segundo Dante (2009), é preciso desenvolver no aluno a habilidade de elaborar raciocínios lógicos e fazer uso inteligente e eficaz dos recursos disponíveis, para que ele possa propor boas soluções às questões que surgem e, seu dia a dia. A metodologia embasada na abordagem da pesquisa qualitativa de cujos instrumentos metodológicos foram questionários respondidos por dezessete professores que lecionam nas redes públicas (Municipal e Estadual) e privada, como também as impressões da pesquisadora que também atua na área. Com a aplicação dos questionários verificou-se que todos os entrevistados conhecem e aplicam essa metodologia em sala de aula, acha importante, porém, encontram dificuldades em trabalhar resolução de problemas matemáticos em sala de aula porque os alunos não conseguem retirar do texto as idéias ou os dados necessários para a resolução do problema ou não estão acostumados a desenvolver o raciocínio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Wanda Izabel Monteiro de Lima Marsiglia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em matemática | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A resolução de problemas matemáticos no ensino básico: refletindo sobre a prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francineide de Sousa Pires.pdf | PDF - Francineide de Sousa Pires | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.