Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5804
Título: Fatores causadores da evasão escolar no ensino médio
Autor(es): Silva, Eluzimar Vale da
Palavras-chave: Evasão escolar
Fator interno
Fator externo
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: Este trabalho baseou-se em uma pesquisa elaborada sobre as causas da evasão escolar no Ensino Médio, entendidas como fatores que afetam os alunos dentro e fora da instituição, considerados como consequências da vida social do educando. Tem como objetivo especificar alguns motivos que levam os alunos a abandonar a escola, como problemas pessoais decorrentes devido à metodologia de muitos professores, a família, o trabalho, entre outros, identificando a necessidade de políticas públicas mais eficazes, devido ao fracasso das políticas atuais. Para a realização desta pesquisa, foi confeccionado um questionário com perguntas relacionadas aos problemas que afetam no cotidiano da evasão escolar. As respostas para as perguntas foram de acordo com a estatística citada. Nesta pesquisa foram envolvidos alunos 80 alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual, no município de Piancó – PB, turno tarde, da referida escola. Foram feitas perguntas objetivas e subjetivas aos alunos, as quais solicitavam uma auto avaliação do educando, além de suas perspectivas que tem o aluno a continuar seus estudos. Os principais fatores que contribuem com a evasão escolar e a avaliação dos professores, quanto à repetência seriam adequadas em uma escola. Para complementar esta pesquisa, foram debatidas as devidas informações necessárias sobre a evasão escolar, apontada antes pela população como um dos problemas mais graves que os pais enfrentam. Por isso, é necessário que todo educador use uma prática pedagógica, que deve buscar e refletir o envolvimento de todos os sujeitos, numa constante interação, tendo como instrumento de partida, para enfrentar a realidade dos problemas que acontecem na educação do nosso país. Para complementar a pesquisa, foi realizada uma entrevista com a gestora escolar, onde a mesma focaliza bem os problemas referentes à evasão escolar e o que poderia fazer para amenizar essa problemática.
Descrição: SILVA, Eluzimar Vale da. Fatores causadores da evasão escolar no ensino médio. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5804
ISSN: CDD 371.291
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eluzimar Vale da Silva.pdfPDF - Eluzimar Vale da Silva583.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.