Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5805
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lisboa, Maria de Fátima Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-20T17:22:34Z | - |
dc.date.available | 2014-10-20T17:22:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-20 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5805 | - |
dc.description | LISBOA, Maria de Fátima Barbosa. Leitura e escrita: caminhos para uma melhor formação dos nossos alunos. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho faz um estudo sobre leitura e escrita, concentrando-se em alunos do 6º Ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio “Elaine Soares Brasileiro”, na cidade de Santa Helena (PB). Tem como objetivos refletir sobre a relação do leitor com as produções escritas; saber se conhecimentos adquiridos com a prática da leitura são aplicados no cotidiano pelos discentes; conhecer as suas principais dificuldades no tocante à leitura e produção de textos; saber se eles têm afinidade com os gêneros textuais trabalhados em aula. A pesquisa desenvolvida foi do tipo quantitativa e qualitativa e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário. Além disso, temos experiência como docente na referida instituição, o que nos permitiu observar os aspectos em questão. Os autores que fundamentam o estudo são os seguintes: Cagliari (1993), Vygotsky (1999), Maturano (1998) e Fonseca (2012), entre outros, e utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Sobre os conceitos que norteiam a pesquisa, optamos por leitura, gêneros textuais e aluno leitor. Observamos que é considerável o número de alunos que não têm uma relação de afinidade com a escrita; há dificuldades no sentido de compreender o texto lido e de produzir o próprio texto; um numero elevado de discentes entende que o conhecimento adquirido com a leitura contribui para resolver problemas do cotidiano. Frente ao exposto, ressaltamos o expressivo papel da escola na formação do aluno leitor, a necessidade de docentes comprometidos com seu papel e a importância das famílias, tendo em vista a necessária contribuição no tocante à educação escolar de seus filhos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisca Wilma Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Literatura e escrita: caminhos para uma melhor formação dos nossos alunos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria de Fátima Barbosa Lisboa.pdf | PDF - Maria de Fátima Barbosa Lisboa | 2.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.