Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5816
Título: Motivação e desmotivação: dos (AS) professores (AS) de escola pública do município de Prata-PB
Autor(es): Santos, Maria Lina dos
Palavras-chave: Motivação
Desmotivação
Professores
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: O presente trabalho é resultante de Pesquisa em Educação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual da Paraíba. Partindo da temática de pesquisa “Motivação e Desmotivação”, tem como proposta e discussão a vivência deste profissional e os desafios e problemas por ele enfrentados para o Ensino Fundamental. O problema que se apresenta a partir do objeto de investigação é: Analisar como os (as) professores (as) apontam os fatores que geram a Motivação e Desmotivação Docente, indicando quais conseqüências essa desmotivação e motivação pode trazer para a vida profissional e pessoal do professor. Compreender e identificar como esses docentes mobilizam sua auto-estima e a vivência em sala de aula percebendo a importância do tema, remetendo a uma reflexão e pesquisa de tal maneira a abrir um importante debate em torno dessa questão sendo este um dos objetivos central deste trabalho. Busca-se entender que concepção reafirma estudos de vários especialistas em educação, atentando para a acuidade dos aspectos motivacionais nas práticas pedagógicas; procuram-se as dificuldades e os desafios que esse professor enfrenta na sala de aula para superar tais obstáculos. Para refletir sobre a problemática da pesquisa, elege-se como cenário de investigação a rede pública estadual e municipal de Prata - PB. Foram convidadas a colaborar com o estudo, dois professores que atuam no ensino fundamental. Tomando como referencial metodológico as abordagens qualitativas interpretativas, utilizou-se para a coleta de dados o questionário, a entrevista semi-estruturada. Os resultados da pesquisa revelam que a maioria dos professores atuantes na rede pública permanece em sua área devido ao zelo e busca de novas conquistas durante anos de experiência vivenciados pelo os mesmos. Apontam ainda, para a existência de lacunas nos programas de formação inicial dos cursos de graduação. A concepção dos professores sobre o que os mantém motivados/desmotivados em sala de aula, majoritariamente, diz respeito à falta de políticas públicas que reconheçam as necessidades e perspectivas de uma formação continuada que os estimule para uma nova concepção de ensino, prática e valorização do profissional da educação. Os desafios enfrentados na superação da baixa auto-estima se inserem em questões centradas, na falta de interesse e no comprometimento de novos saberes em se tratando do aluno.
Descrição: SANTOS, Maria Lina dos. Motivação e desmotivação: dos (AS)professores (AS) de uma escola pública do município de Prata-PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5816
ISSN: CDD 371.1
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lina dos Santos.pdfPDF - Maria Lina dos Santos661.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.