Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Leônidas Siqueira-
dc.date.accessioned2014-10-20T17:56:57Z-
dc.date.available2014-10-20T17:56:57Z-
dc.date.issued2014-10-20-
dc.identifier.issnCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5817-
dc.descriptionDUARTE, Leônidas Siqueira. Reflexões sobre aspectos teóricos e metodológicos do ensino de geografia praticado por professores cursistas da especialização em fundamentos da educação – UEPB 2013/2014. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa aspectos teóricos e metodológicos do ensino de geografia praticado por um grupo de dez professores da rede estadual de ensino da Paraíba, os docentes colaboradores, são participantes da formação continuada em nível de pós-graduação no Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares; realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no período 2013/2014. Com base em fundamentos metodológicos da fenomenologia, relacionaram-se as características da prática pedagógica dos docentes de geografia com as bases teóricas da área a partir da realidade empírica compreendida e relatada pelos próprios professores. Evidenciou-se que os professores participantes buscam desenvolver suas atividades de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN), entretanto, diversos problemas na estrutura física e social das escolas comprometem um melhor desempenho. Constatou-se um excessivo distanciamento entre a produção geográfica acadêmica e escolar; e percebeu-se a fundamental necessidade dos setores profissionais e estruturais da escola funcionar em plena harmonia. O público das reflexões propostas: professores em formação continuada, estudantes de licenciaturas, interessados e pesquisadores da área educacional, pois neste trabalho discutiram-se algumas particularidades do cotidiano teórico e metodológico da sala de aula e do ensino de geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Aparecida Barbosa Carneiro.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.titleReflexões sobre aspectos teóricos e metodológicos do ensino de geografia praticado por professores cursistas da especialização em fundamentos da educação - UEPB 2013/2014pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leônidas Siqueira Duarte.pdfPDF - Leônidas Siqueira Duarte479.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.