Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5819
Título: | Consciência negra: da teoria à prática em sala de aula |
Autor(es): | Coutinho, Neli França Silva |
Palavras-chave: | Negro Consciência Escola |
Data do documento: | 20-Out-2014 |
Resumo: | Este trabalho trata de questão relativa à Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o estudo da cultura e história afro-brasileira especialmente na educação básica. Em função disso, o objetivo principal está em verificar como professores do ensino básico compreendem e aplicam em sua prática pedagógica a questão da consciência negra. A pesquisa de natureza qualitativa teve por campo uma escola da rede estadual de ensino do município de Alagoa Grande- PB. A discussão adota como referencial teórico estudos voltados para a temática da diversidade cultural e sua inserção no cotidiano escolar. Os dados coletados demonstram que questões referentes à consciência negra estão sendo trabalhados na escola, porém de uma forma muito pontual, demonstrando que ainda necessita de ser aprofundada e ter uma continuidade para que resulte na diminuição da descriminação e preconceitos, e se tenha maior reconhecimento da identidade negra, conforme pretende a Lei. |
Descrição: | COUTINHO, Neli França Silva. Consciência negra: da teoria à prática em sala de aula. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5819 |
ISSN: | CDD 379.26 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Neli França Silva Coutinho.pdf | PDF - Neli França Silva Coutinho | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.