Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Alisson Renan Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-21T16:37:50Z | - |
dc.date.available | 2014-10-21T16:37:50Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-21 | - |
dc.identifier.issn | CDD 662.88 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5822 | - |
dc.description | SILVA, Alisson Renan Santos. A utilização do óleo diesel S10: redução na emissão de poluentes ao meio ambiente. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pensando no futuro e necessitando de uma melhora urgente quanto à emissão de gases poluentes na atmosfera, o governo brasileiro pressionado por sua população e por estudiosos e atendendo uma busca incansável por derivados médios de petróleo como o óleo Diesel vem conseguindo diminuir os impactos ao meio ambiente e inovar com produtos menos poluentes como o óleo Diesel S-10. Esse e outros tipos de óleo diesel tiveram um aumento na produção significativa em relação aos demais derivados de petróleo. Grande parte deste aumento é devido à crescente procura por óleo diesel no setor de transporte, tanto de carga, impulsionado pelo desenvolvimento econômico; quanto de carros de passeio, por políticas de subsídios em favor deste combustível. Nas últimas quatro décadas, o consumo mundial por derivados de petróleo, salvo os períodos pós-choque dos preços petrolíferos, tem assumido uma trajetória ascendente, impulsionado pelo crescimento e modernização econômica, principalmente nos países em desenvolvimento. Neste contexto, surgiram algumas preocupações econômicas e ambientais que induziram, em alguns setores, a substituição de produtos refinados por alternativas renováveis e/ou menos poluentes, tais como a substituição do óleo combustível pelo gás natural, no setor industrial; e as energias nucleares e renováveis, no setor elétrico. Esta pesquisa de cunho bibliográfico envolve a avaliação dos impactos associados à introdução da especificação de óleo diesel S10 para o refino brasileiro. Objetiva diagnosticar a redução na emissão de poluentes do óleo S10 ao meio ambiente e ainda: apontar as reduções de emissões de gases ao meio ambiente; mostrar suas aplicabilidades, desenvolvimento, vantagens e desvantagens; comparar o diesel S10 com o diesel S500. Para a realização deste trabalho utilizou-se os métodos de Gil (2007), Lakartos e Marconi (2009), por se tratar de uma pesquisa bibliográfica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria das Graças Ouriques Ramos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Biocombustível | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.subject | Degradação | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | A utilização do óleo diesel S10: redução na emissão de poluentes ao meio ambiente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alisson Renan Santos Silva.pdf | PDF - Alisson Renan Santos Silva | 1.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.