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dc.contributor.authorSilva, Alisson Renan Santos-
dc.date.accessioned2014-10-21T16:37:50Z-
dc.date.available2014-10-21T16:37:50Z-
dc.date.issued2014-10-21-
dc.identifier.issnCDD 662.88-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5822-
dc.descriptionSILVA, Alisson Renan Santos. A utilização do óleo diesel S10: redução na emissão de poluentes ao meio ambiente. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractPensando no futuro e necessitando de uma melhora urgente quanto à emissão de gases poluentes na atmosfera, o governo brasileiro pressionado por sua população e por estudiosos e atendendo uma busca incansável por derivados médios de petróleo como o óleo Diesel vem conseguindo diminuir os impactos ao meio ambiente e inovar com produtos menos poluentes como o óleo Diesel S-10. Esse e outros tipos de óleo diesel tiveram um aumento na produção significativa em relação aos demais derivados de petróleo. Grande parte deste aumento é devido à crescente procura por óleo diesel no setor de transporte, tanto de carga, impulsionado pelo desenvolvimento econômico; quanto de carros de passeio, por políticas de subsídios em favor deste combustível. Nas últimas quatro décadas, o consumo mundial por derivados de petróleo, salvo os períodos pós-choque dos preços petrolíferos, tem assumido uma trajetória ascendente, impulsionado pelo crescimento e modernização econômica, principalmente nos países em desenvolvimento. Neste contexto, surgiram algumas preocupações econômicas e ambientais que induziram, em alguns setores, a substituição de produtos refinados por alternativas renováveis e/ou menos poluentes, tais como a substituição do óleo combustível pelo gás natural, no setor industrial; e as energias nucleares e renováveis, no setor elétrico. Esta pesquisa de cunho bibliográfico envolve a avaliação dos impactos associados à introdução da especificação de óleo diesel S10 para o refino brasileiro. Objetiva diagnosticar a redução na emissão de poluentes do óleo S10 ao meio ambiente e ainda: apontar as reduções de emissões de gases ao meio ambiente; mostrar suas aplicabilidades, desenvolvimento, vantagens e desvantagens; comparar o diesel S10 com o diesel S500. Para a realização deste trabalho utilizou-se os métodos de Gil (2007), Lakartos e Marconi (2009), por se tratar de uma pesquisa bibliográfica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria das Graças Ouriques Ramospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBiocombustívelpt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectDegradaçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleA utilização do óleo diesel S10: redução na emissão de poluentes ao meio ambientept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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